-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular opção Treino Personalizado pretende dar continuidade a um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente a esta Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis, populações especiais e fases especiais da vida em contexto de sala de exercício e estúdio, assim como no meio exterior.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-15840
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Analise das tendências de mercado
- Enquadramento do Treino Personalizado no Fitness
- Modelos de negócios
- Metodologia do treino
-
Aplicação do conceitos integrados no desenvolvimento das capacidades físicas
-
Aplicação dos conceitos de treino linear e 3D
-
-
Metodologia do Treino Cardiorrespiratório
-
Metodologia do Treino de Resistência Manual
- Metodologia do Treino Sistémico do Toque
- Planeamento e prescrição do Treino Personalizado no contexto de indoor e outdoor
- Equipamentos Treino Funcional
- Metodologia dos diferentes equipamentos aplicados no treino personalizado
- Capacidades de Liderança
- CLASS R
- Processo de venda
- Identificação das varias etapas do processo
- Coaching
- PNL
- DISC
-
Objetivos
Objetivos
- O aluno deverá descrever e relacionar os diferentes tipos de exercícios aplicados de acordo
com o respetivo objetivo e a população em causa.
- O aluno deverá ser capaz de realizar prescrição do treino, dentro de um continuum
integrado, visando o desenvolvimento todas capacidades físicas
- O aluno deverá ser capaz de adotar as progressões em integração mais adequadas ao
contexto.
- O aluno deverá ser capaz de adotar um espírito critico sobre as novas tendências e valida-
las com base em critérios científicos.
- O aluno deverá dominar o processo de comunicação e de liderança inerente a um
profissional de excelência
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São aplicadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente o estudo-caso e a compomentente horizontal de aprendizagem com o estágio
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ACSM (2022). Guidelines for exercise testing and prescription (11th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I., Sutton, B. (2018) NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington
Clark, M., Lucett, S., Sutton, B. (2014) NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington.
Leal,L, Martinez,D., Sieso,E., (2012) Fundamentos de la Mecanánica del Ejercicio. Barcelona. Resistance Institute
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não