-
Apresentação
Apresentação
As funções do corpo humano permitem-nos participar numa variedade de atividades físicas e desportivas.
Nestas atividades: (i) os sistemas esquelético e muscular, trabalham juntos para permitir que o corpo humano realize uma vasta gama de movimentos; e (ii) os sistemas cardiovascular e respiratório trabalham juntos para fornecer oxigénio e nutrientes ao corpo que, por sua vez, é usado para produzir energia para contração muscular.
Assim, esta unidade curricular:
- Explora a estrutura e a função dos sistemas esqueléticos, musculares, cardiovasculares e respiratórios (incluindo bioenergética e função neuromuscular).
- Permite que a estrutura e função de cada sistema sejam estudadas de forma aplicada às atividades físicas e desportivas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-190
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao estudo da anatomia e fisiologia humana: (i) O corpo humano; (ii) Terminologia do estudo anatómico.
2. Sistema esquelético: (i) estrutura; (ii) função; (iii) articulações.
3. Sistema muscular: (i) tipos de músculo; (ii) miologia; (iii) contração muscular; (iv) tipos de contração; (v) tipos de fibras.
4. Sistema cardiovascular: (i) estrutura; (ii) função.
5. Sistema respiratório: (i) estrutura; (ii) função.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) abrange o conhecimento básico dos princípios biológicos que regulam o corpo humano, possibilitando aos alunos um entendimento básico de como os sistemas do corpo se relacionam com o desempenho humano. Assim, tem como objetivo geral: apresentar a anatomia básica do esqueleto, articulações e músculos, assim como da fisiologia dos sistemas muscular, cardiovascular e respiratório.
No final da UC o aluno deve:
- (A1) Descrever e compreender os termos específicos associados com o movimento humano.
- (A2) Descrever e compreender a estrutura e a função do sistema esquelético, e explicar como esses sistemas se relacionam com o desempenho humano.
- (A3) Descrever e compreender o sistema muscular, e explicar como esses sistemas se relacionam com o desempenho humano.
- (A4) Descrever e compreender a estrutura básica e a função dos sistemas cardiovascular e respiratório.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino incluem: aulas teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP).
As atividades a desenvolver nas aulas TP compreendem a utilização de modelos (e/ou imagens) e vídeos para reforçar os conhecimentos teóricos.
O sistema b-learning é usado, com o auxílio da plataforma Moodle, para que os materiais de apoio (slides e textos de apoio) fiquem disponíveis para cada uma das turmas.
Avaliação Contínua (0 a 20 valores):
- Seis momentos de avaliação, i.e., quatro avaliações T (testes T1 a T4) e duas avaliações TP (TP1 e TP2).
- Todos os momentos de avaliação (testes e avaliações TP) devem ter classificação ≥7.5 valores.
- Classificação final = T1*0.25+T2*0.10+TP1*0.15+T3*0.10+TP2*0.15+T4*0.25.
Avaliação por Exame (0 a 20 valores): é realizada sob a forma de prova escrita e prova oral de carácter obrigatório (se a classificação na prova escrita ≥7.5 valores).
Em ambas as situações, a classificação final deverá ser ≥9.5 valores para que o estudante obtenha aproveitamento na UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Pezarat-Correia, P. (2006). Função Neuromuscular. Tomo II. Cruz-Quebrada: Edições FMH.
- Pezarat-Correia, P., & Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor: Anatomofisiologia dos Sistemas Nervoso, Osteoarticular e Muscular. Volume 1. Cruz-Quebrada: Edições FMH.
- Pina, J. A. Esperança (2010). Anatomia Humana da Locomoção. J. A. Esperança Pina. 4a Ed. Lisboa: Lidel. ISBN 978-972-757-653-1
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim