filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    As Tecnicas e Estrategias de Ensino ocupam-se do estudo das principais orientacoes educativas e dos procedimentos pedagogicos fundamentais associados a um ensino de profissionais de educacao fisica, desporto e exercicio e bem-estar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. [Contextualizac¿a¿o do conceito de qualidade do ensino em Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto (EFD). As orientac¿o¿es educativas em EFD. A identidade da Educac¿a¿o Fi¿sica: a perspetiva socio-cri¿tica. O estado da arte sobre o estudo da efica¿cia pedago¿gica em EFD. Os valores na e da Educac¿a¿o.]

    2. [O Espectro de Estilos de Ensino em EFD. As premissas teo¿ricas subjacentes ao Modelo de Estilos de Ensino de Muska Mosston. Os conceitos de anatomia do estilo de ensino, barreira cognitiva, consentimento e dissona¿ncia cognitiva, e canal de desenvolvimento. Estudo e caracterizac¿a¿o dos dois grandes grupos de estilos de ensino: convergentes e divergenteste¿cnicas de Ensino em Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto.

    3. Princi¿pios e procedimentos de gesta¿o da aula e que potenciam o sucesso pedago¿gico em EFD. Caracterizac¿a¿o das situac¿o¿es cri¿ticas de uma aula em EFD. As te¿cnicas de ensino das dimenso¿es instruc¿a¿o, gesta¿o, clima e disciplina.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer as diferentes orientaco¿es educativas em Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto.
    2. Argumentar nos planos pedagogico e etico a validade da perspetiva socio-critica no ensino das atividades fisicas e desportivas nos diferentes contextos do exercicio profissional.

    3. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as te¿cnicas de instrucao, gestao, clima e disciplina, em funcao dos objetivos de aprendizagem.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A abordagem de ensino adota estrate¿gias de aprendizagem ativas, incentivando os alunos a participar em atividades pra¿ticas, discusso¿es e exerci¿cios de resoluc¿a¿o de problemas. Utilizando te¿cnicas de sala de aula invertida, a informac¿a¿o teo¿rica e¿ disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula seja dedicado ao trabalho colaborativo em grupo, a¿ ana¿lise de cena¿rios da vida real e ao uso de recursos multimi¿dia envolventes. A avaliac¿a¿o pelos colegas e a aprendizagem baseada em projetos tambe¿m aprimoram o pensamento cri¿tico dos estudantes e suas habilidades de tomada de decisa¿o, promovendo um ambiente de aprendizagem dina¿mico e interativo

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carreiro da Costa (2019). Educacio¿n fi¿sica como proyecto de innovacio¿n y transformacio¿n cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Cariben¿a de Investigacio¿n Educativa . 3(2), 19-32

    Gomes, L., Martins, J. & Carreiro da Costa (2017). Estilos de Ensino em Educac¿a¿o Fi¿sica. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educac¿a¿o Fi¿sica Escolar. Refere¿ncias para um ensino de qualidade (pp. 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educac¿a¿o Fi¿sica.

    Martins, J., Gomes, L. & Carreiro da Costa, F. (2017). Te¿cnicas de Ensino para uma Educac¿a¿o Fi¿sica. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educac¿a¿o Fi¿sica Escolar. Refere¿ncias para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educac¿a¿o Fi¿sica. Muska, M. & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education . First online edition.

    https://spectrumofteachingstyles.org

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios