filmeu

Disciplina Organização de Eventos Desportivos (Opção II)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC é opcional e complementar ao plano de estudo da licenciatura visto que desenvolve matérias não abordadas com aprofundamente ao longo da mesma. Tem, por isso, potencial interesse para os estudantes que queiram desenvolver competências na área da organização de eventos desportivos, visto que além de ser um setor de mercado com grande potencial de empregabilidade, são trabalhadas nesta UC matérias e atividades transversais à organização de eventos nos âmbitos da escola, treino desportivo e ginásios e health clubs.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A indústria dos eventos desportivos 1.1. Conceitos e tipos de eventos 1.2. Análise do setor e carreiras associadas 2. Planeamento e operacionalização do evento 2.1. Concetualização do evento 2.2. Recursos humanos do evento 2.3. Orçamentação do evento 2.4. Estratégia de patrocínio do evento 2.5. Marketing do evento 2.6. Media e relações públicas do evento 2.7. Gestão do risco e negligência do evento 2.8. Logistica do evento 2.9. Gestão do dia do evento 2.10. Pós evento e avaliação

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC fornece instrumentos de contextualização da realidade e tendências dos eventos desportivos no que respeita aos temas abordados. Para o efeito identificam-se os seguintes objetivos: - aprofundar o conhecimento sobre a organização de eventos desportivos, assim como perceber a sua importância para o sucesso dos mesmos; - relacionar factos e compreender tendências; - estimular a capacidade critica e o debate de ideias/temas de investigação ou intervenção. Permite assim, o desenvolvimento de competências pessoais como: a capacidade de análise e síntese; a capacidade de recolha, seleção e analise da informação; espírito crítico; capacidade de exposição, fundamentação e argumentação das ideias escritas. Contribui ainda para a aquisão de competências sistémicas como: a capacidade de aplicar os conhecimentos na prática, e a adaptabilidade a novas situações.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos utilizados são: 1. Métodos expositivos e interrogativos para apresentação dos conteúdos e 2. Metodologias activas, com recurso à resolução de problemas tipo, análise de casos e preenchimento de fichas de aplicação; 3. Será proporcionada a intervenção em contexto real de organização de um evento e 4.Conferências temáticas a partir das quais se estruturará o desenvolvimento de trabalhos / relatórios individuais como elementos de avaliação do processo avaliação contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Greenwell, T. C., Danzey-Bussel, L. A., & Shonk, D. (2019). Managing sport events. Human Kinetics.

    Madeira, B., Caetano, J., Rasquilha, L. & Santos, R. (2007). Gestão de marketing de eventos desportivos. Porto: Plátano Editora.

    Supovitz, F. (2005). The sports event management and marketing platbook. New Jersey: Wiley & Sons

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios