-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento teórico relativo ao domínio técnico-tático desta modalidade. Preparação de profissionais na área de Educação Física e Desporto, ramo Exercício e Bem Estar, potenciando a capacidade de planear, executar, avaliar e ajustar a sua intervenção à área profissional de especialização, aplicando procedimentos e tarefas em contexto real.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-22503
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Técnicas
- Conhecimento das técnicas básicas apropriadas para praticantes de várias idades
- Capacidade para trocar bolas, de demonstrar as técnicas básicas e de fornecer apropriadamente bolas
2. Táticas
- Conhecimento e demonstração das táticas básicas
3. Diagnóstico e correção
4. Ensino
- Compreender como os praticantes aprendem, conduzir uma sessão de aula, utilizar os estilos de ensino básicos e materiais de ajuda
- Utilização correta das demostrações e progressões de ensino
4.3 Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja)
5. Planeamento e Organização
- Planear, organizar e conduzir uma unidade didática de ténis em ambiente de segurança
6. Conhecimento da história, regras e regulamentos do ténis
7. Conhecimento das capacidades motoras básicas
8. Psicológia
- Técnicas motivacionais, “Feedback” positivo.
-
Objetivos
Objetivos
Dominar os elementos técnicos e táticos do jogo
Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da modalidade em contexto de exercício e bem-estar
Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama nacional, bem como os principais sistemas de competição / convívio social
Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de exercício e bem estar.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coutinho, C. (2008). O sucesso no Ténis. Edição do autor.
Coutinho, C (2016). Inside Out – Análise técnica da base ao topo. César Coutinho Tennis.
Goppel, J., & DiNubile, N. (2009). Tennis: For the health of it! The Physician and Sportsmedicine, 2(37), 40-50.
ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London.
Píffero, C., Valentini, N. (2010). Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, S. Paulo, 42(2), 149-163.
Pluim, B. (2007). Health benefits of Tennis. ITF Coaching & Sport Science Review, 42, 9.
Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768.
Turner, M.S., Pluim, B. (2007). Anyone for Tennis? British Journal of Sports Medicine, 41, 701-702.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não