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Apresentação
Apresentação
Esta UC enquadra-se no 1º ciclo, e na área científica, de Educação Física e Desporto. O seu objetivo é a integração plena do estudante na atividade profissional, realizada em academias. Através da realização de um estágio, o estudante tem a oportunidade de integrar uma equipa de trabalho, em contexto real de prática, e iniciar, progressivamente, a sua futura atividade profissional. Esta interação gradual em contexto real de prática, garante a consolidação dos conhecimentos e competências adquiridas durante os dois anos anteriores da licenciatura, e potencia a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, determinantes para uma preparação especíica e abrangente. A realização desta UC, no último ano do plano de estudos, fornece aos estudantes uma intensa experiência de preparação para as atividades profissionais no âmbito das Atividades de Academia e garante uma estreita colaboração com diferentes Instituições de Acolhimento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-814
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os Conteúdos Programáticos (CP) são:
1. Características fundamentais das academias: realidade específica, infraestruturas e equipamentos, principais objetivos e população alvo.
2. Avaliação da condição física em contexto real de prática;
3. Conceceção e planeamento de treino no âmbito da manutenção e melhoria da condição física;
4. Operacionalização e controlo de treino no âmbito da manutenção e melhoria da condição física;
5. Intervenção em contexto real de prática: controlo e intervenção em sala de musculação, treino individual e em grupo, contacto com o cliente.
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Objetivos
Objetivos
Os principais objetivos de aprendizagem (OA), são:
OA1) Garantir a integração na estrutura de uma organização/empresa, possibilitando ao estudante a capacidade de reconhecer as sua características, nomeadamente, o respeito pela sua linha hierárquica, a cadeia para a tomada de decisões e a relação horizontal interpessoal;
OA2) Complementar a formação académica dos estudantes através do contacto com a realidade do mercado de trabalho;
OA3) Proporcionar a consolidação e o aprofundamento da formação teórico-prática, através da integração do estudante numa atividade laboral, onde este aplique, em contexto real, os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo da sua formacão académica;
OA4) Possibilitar que o estudante adquira autonomia no desempenho das tarefas que lhe forem propostas, a capacidade de cumprimento responsável das recomendacões impostas pelo seu superior, e a aceitação das diretrizes gerais de conduta e trabalho.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American College of Sports Medicine. (2018). Diretrizes ACSM ? Para os testes de Esforc¿o e a sua Prescric¿a¿o (10a ed.). W. Kluwer.
American college of sports (2021). ACSM?s guidelines for exercise testing and prescription (11th ed.). United States: Wolters Kluwer.
Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2012). NASM Essentials of Personal Fitness Training. 4th Ed. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.
WHO. (2021). Global Recommendations on Physical Activity for Health. Geneve.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não