filmeu

Disciplina Estágio

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1º ciclo, e na área científica, de Educação Física e Desporto. O seu objetivo é a integração plena do estudante na atividade profissional, realizada em academias. Através da realização de um estágio, o estudante tem a oportunidade de integrar uma equipa de trabalho, em contexto real de prática, e iniciar, progressivamente, a sua futura atividade profissional. Esta interação gradual em contexto real de prática, garante a consolidação dos conhecimentos e competências adquiridas durante os dois anos anteriores da licenciatura, e potencia a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, determinantes para uma preparação especíica e abrangente. A realização desta UC, no último ano do plano de estudos, fornece aos estudantes uma intensa experiência de preparação para as atividades profissionais no âmbito das Atividades de Academia e garante uma estreita colaboração com diferentes Instituições de Acolhimento.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os Conteúdos Programáticos (CP) são:

    1. Características fundamentais das academias: realidade específica, infraestruturas e equipamentos, principais objetivos e população alvo.

    2. Avaliação da condição física em contexto real de prática;

    3. Conceceção e planeamento de treino no âmbito da manutenção e melhoria da condição física;

    4. Operacionalização e controlo de treino no âmbito da manutenção e melhoria da condição física;

    5. Intervenção em contexto real de prática: controlo e intervenção em sala de musculação, treino individual e em grupo, contacto com o cliente.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos de aprendizagem (OA), são:

    OA1) Garantir a integração na estrutura de uma organização/empresa, possibilitando ao estudante a capacidade de reconhecer as sua características, nomeadamente, o respeito pela sua linha hierárquica, a cadeia para a tomada de decisões e a relação horizontal interpessoal;

    OA2) Complementar a formação académica dos estudantes através do contacto com a realidade do mercado de trabalho;

    OA3) Proporcionar a consolidação e o aprofundamento da formação teórico-prática, através da integração do estudante numa atividade laboral, onde este aplique, em contexto real, os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo da sua formacão académica;

    OA4) Possibilitar que o estudante adquira autonomia no desempenho das tarefas que lhe forem propostas, a capacidade de cumprimento responsável das recomendacões impostas pelo seu superior, e a aceitação das diretrizes gerais de conduta e trabalho.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American College of Sports Medicine. (2018). Diretrizes ACSM ? Para os testes de Esforc¿o e a sua Prescric¿a¿o (10a ed.). W. Kluwer.

    American college of sports (2021). ACSM?s guidelines for exercise testing and prescription (11th ed.). United States: Wolters Kluwer.

    Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2012). NASM Essentials of Personal Fitness Training. 4th Ed. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore.

    WHO. (2021). Global Recommendations on Physical Activity for Health. Geneve.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios