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Disciplina TPD I - Desporto Aventura

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina, aborda várias modalidades inseridas na área das Atividades de Ar Livre e de Lazer, sendo imprescindível para quem desejar trabalhar no sector do Lazer, Turismo e Ar livre.  Esta área é cada vez mais, importante para a sustentabilidade social, assim como é um sector profissional em grande crescimento que faz a ligação às profissões ligadas ao lazer e turismo, como a dos profissionais de Animação Turística. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, no sector das atividades de Ar Livre e Aventura, com forte ligação à saída profissional

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Capacita os alunos para desempenharem a função de assistentes na intervenção de um professor/ técnico na conceção, organização e execução de uma atividade de Orientação, Canoagem, Escalada ou Surf.

    Bloco de Enquadramento Geral

    Desporto Aventura, Técnico de Ar Livre, Produtos e Serviços, Gestão de Risco, Sustentabilidade, Enquadramento Legal.

    Orientação

    O que é; áreas de aplicação; interdisciplinaridade, Fases de iniciação; Segurança; Organização atividades, Técnicas básicas.

    Canoagem

    História; Materiais e equipamentos; Regras de segurança; Técnicas de salvamento; Estrutura e Dinâmica. situações de aprendizagem

    Escalada

    Segurança; travessias; escalada em molinete, nós e manobras de segurança; Materiais e funções; Terminologia específica. Escalada desportiva; execução de vias

    Surf

    História; Material; Condições do mar; Segurança; Iniciação ao Surf Noções Gerais sobre Prática Pedagógica

    Saída de Campo (objetivo 4)

    Aplicação das aprendizagens de Canoagem; Escalada; Orientação e Surf

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreensão, domínio e identificação dos conceitos implicados na Área do Desporto Aventura e da Animação Turística

    2. Análise, interpretação e domínio das técnicas fundamentais das atividades trabalhadas na disciplina (orientação, canoagem, escalada ou surf)

    3.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional consubstanciada no conhecimento ao nível do domínio das atividades que integram o Desporto Aventura

    4. Organização e transmissão de ideias e reflexões fundamentadas nos conteúdos programáticos

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de dois modelos: teóricas, trabalhos de grupo e práticas no espaço natural, funcionam em pequenos grupos, reflexões e exposições orais, realização e organização de atividades entre si, promovendo a reflexão da ação.

    Avaliação

    Cada Bloco tem uma avaliação teórica, a frequência e um bloco teórico prático.

    A avaliação é ponderada em 3 blocos: Enquadramento Geral (30%), Área Técnica Fundamental (40%), Área Técnica Complementar (30%).

    AVALIAÇÃO POR BLOCO PRÁTICO: Frequência: 40% Trabalho e Componente prática - 60%

    AVALIAÇÃO ENQUADRAMENTO GERAL: Frequência:60% Trabalho 40%

    FREQUÊNCIA: A avaliação inclui uma frequência individual, escrita, com a duração de 90m, que inclui os 3 Blocos.

    A componente trabalho de grupo, inclui um trabalho por cada Bloco de Atividade.

    É obrigatório que o aluno tenha aprovação em todos os blocos do programa com mais de 9,5.

    Exame: Realiza apenas os blocos em que teve abaixo de 9.5 valores. Com classificação igual ou acima de 9.5, vai à oral obrigatória     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Vidal, A. M. (2011). A segurança nas atividades de ar livre e de aventura, monografia, Faculdade de Educação Fisica e Desporto da Universidade Lusófona das Humanidades e Tecnologia.
    • Swarbrooke, J.; Beard, C.; Leckie, S. e Pomfret, G (2003) – Turismo de aventura, Conceitos e Estudos de Casos, Elsevier Editora, editora Campus, Brasil
    • Monteiro, A.; Cachola, C.; Portugal, A. e outros, (2022). Gestão de pessoas no lazer, animação turística e eventos, ISBN 978-989-53653-0-2, Editora D’ Ideias, Coimbra
    • Silva, F. (2018) Turismo e Desporto de Aventura, Atividades com Manobras de Corda., ISBN 978-989-752-335-9, Editora Lidel, Lisboa
    • Costa, M. (2019) Manual Guia de Canyoning, ISBN 978-989-54440-3-8, Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, Melgaço.

     

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