-
Apresentação
Apresentação
Esta UC enquadra-se no 1º ciclo de Educação Física e Desporto, e área científica de Educação Física e Desporto, e abrange as três principais modalidades da cultura desportiva atual: o Basquetebol, o Futebol e o Voleibol. Esta UC aborda os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, de cada modalidade, permitindo que os estudantes adquiram competências técnico-táticas básicas, e a capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos e táticos específicos. É também do âmbito desta UC o desenvolvimento da capacidade de reconhecimento dos diferentes modelos de ensino, e a transmissão de competências fundamentais para a orientação de exercícios específicos, que permitam identificar os principais problemas didáticos colocados no ensino dos desportos coletivos. O entendimento das progressões metodológicas de ensino, assim como a qualidade técnica dos estudantes, é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem das modalidades abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-8666
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Dentro das modalidades abordadas, os conteúdos programáticos são:
- Breve história da modalidade, leis básicas do jogo, e terminologia e simbologia
- Introdução à modalidade
- Técnica e tática individual fundamental
- Princípios fundamentais na relação com a bola, com o colega, e com o adversário
- Meios táticos fundamentais
- Princípios ofensivos
- Princípios defensivos
- Estrutura tática fundamental das diferentes formas de jogo
- Jogos pré-desportivos
- Jogos reduzidos e adaptados
- Jogo Formal
- Metodologias para o ensino
- Caracterização do jogo desportivo coletivo
- Princípios do ensino da técnica/tática individual e meios táticos coletivos
- Estruturação dos Conteúdos de Ensino
- Formas de Organização
- Sistematização dos conteúdos
- Situações de Jogo
- Observação e avaliação
- Breve história da modalidade, leis básicas do jogo, e terminologia e simbologia
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes que frequentem esta UC, adquiram, para as respetivas modalidades, os principais objetivos de aprendizagem:
1.Conhecimentos e competências específicas, relacionadas com o ensino e o treino, e respetivas metodologias;
2.Conhecer e aplicar as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas, e respetivos princípios do jogo;
3.Competências necessárias para o ensino e treino das modalidades em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo;
4.Conheça e execute os elementos táticos e técnicos, individuais e coletivos, fundamentais das modalidades;
5.Evidencie conhecimentos sobre o ensino de jogos preparatórios e adaptados;
6.Concebe planos de aula/treino adequados ao contexto, e.g., caraterísticas dos alunos, tempo de aula, material/infraestruturas disponíveis, e objetivos a atingir.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teórico-práticas, complementadas pela plataforma Moodle.A UC poderá ser realizada em avaliação contínua ou em exame.
Dos três desportos coletivos propostos – Basquetebol, Futebol e Voleibol, cada aluno escolhe dois. Os estudantes em avaliação contínua serão formalmente avaliados através da realização de uma frequência e de uma avaliação prática dos dois desportos coletivos escolhidos.
Via Moodle, os alunos terão de realizar, em datas/horas a definir um teste de avaliação formativa por desporto escolhido. Estes testes estão previstos para as semanas 9 (voleibol), 10 (futebol) e 11 (basquetebol) do planeamento. Os resultados obtidos pelos alunos (i.e., dificuldades identificadas) servirão de base para uma aula de revisões, por modalidade, previstas para as semanas 10 (voleibol), 11 (futebol) e 12 (basquetebol) do planeamento do semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Tavares, F. (2015). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. (2 ed. ) Porto: Editora FADEUP.
- Tavares, F., & Casanova, F. (2017). A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: do laboratório ao terreno de jogo. Porto: Editora FADEUP.
- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol. Lisboa: ME/DGD
- Oliveira, J., & Tavares, F. (1996). Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. (1 ed.) Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Desporto .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não