filmeu

Disciplina TPD II - Desportos Colectivos (Basquetebol, Futebol e Voleibol)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1º ciclo de Educação Física e Desporto, e área científica de Educação Física e Desporto, e abrange as três principais modalidades da cultura desportiva atual: o Basquetebol, o Futebol e o Voleibol. Esta UC aborda os conhecimentos fundamentais, teóricos e práticos, de cada modalidade, permitindo que os estudantes adquiram competências técnico-táticas básicas, e a capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos e táticos específicos. É também do âmbito desta UC o desenvolvimento da capacidade de reconhecimento dos diferentes modelos de ensino, e a transmissão de competências fundamentais para a orientação de exercícios específicos, que permitam identificar os principais problemas didáticos colocados no ensino dos desportos coletivos. O entendimento das progressões metodológicas de ensino, assim como a qualidade técnica dos estudantes, é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem das modalidades abordadas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Dentro das modalidades abordadas, os conteúdos programáticos são:

    1. Breve história da modalidade, leis básicas do jogo, e terminologia e simbologia
      1. Introdução à modalidade
    2. Técnica e tática individual fundamental
      1. Princípios fundamentais na relação com a bola, com o colega, e com o adversário
    3. Meios táticos fundamentais
      1. Princípios ofensivos
      2. Princípios defensivos
    4. Estrutura tática fundamental das diferentes formas de jogo
      1. Jogos pré-desportivos
      2. Jogos reduzidos e adaptados
      3. Jogo Formal
    5. Metodologias para o ensino
      1. Caracterização do jogo desportivo coletivo
    6. Princípios do ensino da técnica/tática individual e meios táticos coletivos
      1. Estruturação dos Conteúdos de Ensino
      2. Formas de Organização
      3. Sistematização dos conteúdos
      4. Situações de Jogo
      5. Observação e avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes que frequentem esta UC, adquiram, para as respetivas modalidades, os principais objetivos de aprendizagem:

    1.Conhecimentos e competências específicas, relacionadas com o ensino e o treino, e respetivas metodologias;

    2.Conhecer e aplicar as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas, e respetivos princípios do jogo;

    3.Competências necessárias para o ensino e treino das modalidades em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo;

    4.Conheça e execute os elementos táticos e técnicos, individuais e coletivos, fundamentais das modalidades;

    5.Evidencie conhecimentos sobre o ensino de jogos preparatórios e adaptados;

    6.Concebe planos de aula/treino adequados ao contexto, e.g., caraterísticas dos alunos, tempo de aula, material/infraestruturas disponíveis, e objetivos a atingir.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão teórico-práticas, complementadas pela plataforma Moodle.A UC poderá ser realizada em avaliação contínua ou em exame. 

    Dos três desportos coletivos propostos – Basquetebol, Futebol e Voleibol, cada aluno escolhe dois. Os estudantes em avaliação contínua serão formalmente avaliados através da realização de uma frequência e de uma avaliação prática dos dois desportos coletivos escolhidos. 

    Via Moodle, os alunos terão de realizar, em datas/horas a definir um teste de avaliação formativa por desporto escolhido. Estes testes estão previstos para as semanas 9 (voleibol), 10 (futebol) e 11 (basquetebol) do planeamento. Os resultados obtidos pelos alunos (i.e., dificuldades identificadas) servirão de base para uma aula de revisões, por modalidade, previstas para as semanas 10 (voleibol), 11 (futebol) e 12 (basquetebol) do planeamento do semestre.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Tavares, F. (2015). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. (2 ed. ) Porto: Editora FADEUP.
    • Tavares, F., & Casanova, F. (2017). A tomada de decisão nos jogos desportivos coletivos: do laboratório ao terreno de jogo. Porto: Editora FADEUP.
    • Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol. Lisboa: ME/DGD
    • Oliveira, J., & Tavares, F. (1996). Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. (1 ed.) Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Desporto .

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios