filmeu

Disciplina Organização e Desenvolvimento do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC pretende contribuir para o desenvolvimento e incremento de competências relacionadas com a organização e desenvolvimento do desporto, no contexto das organizações desportivas, através: do desenvolvimento de competências pessoais - capacidade de análise e síntese; capacidade de recolha, seleccão e análise de informação; espírito crítico; capacidade de exposição, fundamentação e argumentação escrita das ideias; e do incremento das competências sistémicas - capacidade de aplicar os conhecimentos na prática, e adaptabilidade a novas situações.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos da unidade curricular encontram-se divididos em três unidades temáticas: 1. Organização do sistema desportivo português: conceito de desporto numa perspetiva organizacional; orgânica do sistema desportivo português; instrumentos de financiamento ao desporto; e documentos reguladores 2. Gestão e marketing do desporto: introdução à gestão do desporto; estratégia e desenvolvimento das organizações desportivas; gestão dos recursos humanos e liderança; introdução ao marketing desportivo; e noções de contabilidade e finanças 3. Concepção e gestão de programas e projetos desportivos: criação, planeamento e avaliação de programas e projetos; eventos desportivos; e empreendedorismo no desporto (modelos e planos de negócios).

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular fornece instrumentos de contextualização e compreensão da organização do sistema desportivo português, bem como ferramentas teóricas e práticas, de organização, gestão e marketing, para o planeamento e conceção de programas e projetos desportivos. Para o efeito identificam-se os seguintes objectivos: 1. Aprofundar o conhecimento sobre a organização do sistema desportivo português; 2. Interpretar indicadores, relacionar factos e compreender tendências do mercado desportivo; 3. Conceber, planear e avaliar programas e projetos desportivos; 4. Estimular a capacidade crítica e o debate de ideias com base na realidade empírica; 5. Suscitar o interesse pela investigação nas áreas da gestão e marketing das organizações e eventos desportivos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias incluem trabalho de projeto aplicado, de modo a adequar o contexto à realidade do mercado de trabalho atual.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Biscaia, R. & Correia, A. (2019). Gestão do desporto . Lisboa: FMH.

    Mestre, A. (2014). O desporto na Lei - guia prático . Porto: Vida Económica.

    Pedersen, P. M., & Thibault, L. (Eds.). (2019). Contemporary sport management, 6E . USA: Human Kinetics

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios