-
Apresentação
Apresentação
O Atletismo e¿ uma modalidade desportiva fundamental no processo da formac¿a¿o desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras ba¿sicas como o correr, lanc¿ar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, forc¿a e resiste¿ncia. Os conhecimentos, compete¿ncias e aptido¿es adquiridas proporcionam bases para intervenc¿a¿o do profissional de Educac¿a¿o Fi¿sica e do Treinador Desportivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15858
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Apresentac¿a¿o da Modalidade.
As diferentes disciplinas do Atletismo; aspetos regulamentares das provas de Atletismo; Escalo¿es Eta¿rios; Quadros competitivos.
2.Organizac¿a¿o da carreira desportiva no Atletismo.
Princi¿pios ba¿sicos da Organizac¿a¿o da Carreira Desportiva; Definic¿a¿o de conteu¿dos e objetivos da Etapa de Iniciac¿a¿o; Etapa de Aprendizagem; Etapa de Formac¿a¿o; Etapa de Especializac¿a¿o; Etapa de Rendimento.3.A Importa¿ncia das Provas Combinadas nos Jovens.
Principio da multilateralidade e os perigos da especializac¿a¿o precoce; Os benefi¿cios da formac¿a¿o multidisciplinar no Atletismo
4.Controlo e Avaliac¿a¿o do Treino c/ Jovens.
Definic¿a¿o das capacidades condicionais a¿ avaliar; Construc¿a¿o de uma bateria de testes; Definic¿a¿o dos momentos de avaliac¿a¿o; Realizac¿a¿o de bateria de testes.5.Planeamento do Treino com Jovens.
Caracterizac¿a¿o e avaliac¿a¿o dos atletas; Definic¿a¿o de objetivos e estrate¿gias; Planeamento anual do treino.
-
Objetivos
Objetivos
Integrac¿a¿o dos conteu¿dos para o desenvolvimento de uma pra¿tica profissional fundamentada no conhecimento;
Ini¿cio da especializac¿a¿o no ensino e treino do Atletismo;Aplicac¿a¿o, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das func¿o¿es de especialistas em Atletismo;
Pretende-se que o estudante adquira a compete¿ncia de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Federac¿a¿o Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lanc¿ar . FPA. Lisboa.
IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianc¿as.
Proenc¿a, J. (1982). A Observac¿a¿o e Intervenc¿a¿o do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacio¿n Espan¿ola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
Rius Sant, Joan (2008). Metodologi¿a y Te¿cnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não