filmeu

Disciplina Atletismo (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    O Atletismo e¿ uma modalidade desportiva fundamental no processo da formac¿a¿o desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras ba¿sicas como o correr, lanc¿ar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, forc¿a e resiste¿ncia. Os conhecimentos, compete¿ncias e aptido¿es adquiridas proporcionam bases para intervenc¿a¿o do profissional de Educac¿a¿o Fi¿sica e do Treinador Desportivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Apresentac¿a¿o da Modalidade. 

    As diferentes disciplinas do Atletismo; aspetos regulamentares das provas de Atletismo; Escalo¿es Eta¿rios; Quadros competitivos.

    2.Organizac¿a¿o da carreira desportiva no Atletismo.
    Princi¿pios ba¿sicos da Organizac¿a¿o da Carreira Desportiva; Definic¿a¿o de conteu¿dos e objetivos da Etapa de Iniciac¿a¿o; Etapa de Aprendizagem; Etapa de Formac¿a¿o; Etapa de Especializac¿a¿o; Etapa de Rendimento.

    3.A Importa¿ncia das Provas Combinadas nos Jovens.

    Principio da multilateralidade e os perigos da especializac¿a¿o precoce; Os benefi¿cios da formac¿a¿o multidisciplinar no Atletismo


    4.Controlo e Avaliac¿a¿o do Treino c/ Jovens.
    Definic¿a¿o das capacidades condicionais a¿ avaliar; Construc¿a¿o de uma bateria de testes; Definic¿a¿o dos momentos de avaliac¿a¿o; Realizac¿a¿o de bateria de testes.

    5.Planeamento do Treino com Jovens.

    Caracterizac¿a¿o e avaliac¿a¿o dos atletas; Definic¿a¿o de objetivos e estrate¿gias; Planeamento anual do treino.

  • Objetivos

    Objetivos

    Integrac¿a¿o dos conteu¿dos para o desenvolvimento de uma pra¿tica profissional fundamentada no conhecimento;
    Ini¿cio da especializac¿a¿o no ensino e treino do Atletismo;

    Aplicac¿a¿o, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das func¿o¿es de especialistas em Atletismo;

    Pretende-se que o estudante adquira a compete¿ncia de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federac¿a¿o Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lanc¿ar . FPA. Lisboa.
    IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianc¿as.
    Proenc¿a, J. (1982). A Observac¿a¿o e Intervenc¿a¿o do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacio¿n Espan¿ola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.

    Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
    Rius Sant, Joan (2008). Metodologi¿a y Te¿cnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios