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Disciplina Andebol (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que tem como o seu campo de ação no desempenho da atividade profissional de treinador especializado na modalidade de Andebol, independente da sua área de intervenção no sistema educativo (educação física e desporto escolar) e/ou sistema desportivo (federado ou não). O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em dois pilares: no plano nacional de formação de treinadores de Andebol definido pelo IPDJ e na evidência científica (teórica e aplicada) sobre o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura), o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem do atleta) e como (se pode) ensinar (meios de ensino). A relevância desta unidade curricular é determinante pela necessidade e pelo reconhecimento do treinador de Andebol na sociedade que atua com os valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. CARACTERIZAÇÃO DO JOGO
      1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO JOGO DE ANDEBOL
      2. SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA

      3. CARACTERIZAÇÃO DA ETAPA INICIAL

    2. AS REGRAS DO JOGO E REGULAMENTOS ESPECÍFICOS
    3. OS MEIOS DE ENSINO DO JOGO NO PLANEAMENTO

      1. JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS

      2. EXERCÍCIOS

      3. JOGO

    4. AS COMPONENTES DO JOGO

      1. AÇÕES INDIVIDUAIS OFENSIVAS E DEFENSVAS

      2. AÇÕES DE GRUPO OFENSIVAS E DEFENSIVAS

    5. MÉTODOS E SISTEMAS DE JOGO

      1. INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE JOGO

    6. ANDEBOL ADAPTADO

      1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO JOGO DE ANDEBOL ADAPTADO

      2. REGRAS DE JOGO E REGULAMENTO ESPECÍFICO

    7. ANDEBOL DE PRAIA

      1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO JOGO DE ANDEBOL DE PRAIA

      2. REGRAS DE JOGO E REGULAMENTO ESPECÍFICO

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Utilizar linguagens e técnicas de informação e comunicação próprios do Andebol e adequados às diferentes situações da sua intervenção profissional
    2. Dominar e relacionar os conteúdos de Teoria do Treino do Andebol nos planos histórico, técnico, táctico e organizativo
    3. Organizar o processo de treino e prescreve programas de treino, aplicando crítica e adequadamente, de forma integrada, saberes próprios do Andebol e saberes transversais multidisciplinares e interdisciplinares
    4. Planeiar, gerir, avaliar, e simular o controlo do processo de treino pela promoção de actividades de aprendizagens no quadro do conhecimento científico e pedagógico da modalidade de Andebol
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os estudantes são preparados para aplicar os seus conhecimentos e competências junto dos distintos elementos da comunidade (educativa, desportiva e académica) através de atividades competitivas e formativas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bayer, C. (1994). O ensino dos deportos colectivos. Lisboa, Dinalivro.

    • Daolio, J. (2008). Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos-modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10(4), 99-104.

    • Federação de Andebol de Portugal (2022). Livro de Regras. Edição de 1 de março de 2022. FAP.

    • Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada.

    • Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.

     

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