filmeu

Disciplina Judo (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como principais objetivos de aprendizagem:

    (1) Dotar os alunos com conhecimentos teóricos, históricos e técnicos de Judo na área da sua intervenção no contexto desportivo, por forma a dotá-los com autoconfiança, destreza e autodomínio necessários à resolução de situações complexas do combate;

    (2) Compreender o valor educativo do Judo e dos desportos de combate, dos valores, das normas e dos símbolos;

    (3) Conseguir a segurança e respeito pela sua integridade física e dos colegas, na introdução à abordagem do Judo;

    (4) Conhecer as regras e as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação ao treino;

    (5) Capacidade do saber fazer, de compreender e de analisar as características de esforço fisiológico do treino e da competição;

     (6) Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino e competição.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Caracterização do esforço específico no Judo: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e táticos.

    2. Aspetos histórico-filosóficos do Judo e sua Identidade: Código Moral; Significado dos Valores, das Normas e dos Símbolos.

    3. As regras e estrutura temporal e custo energético do combate de Judo.

    4. Os Modelos e Formas de Treino no Judo: Uchikomi; Nage-Komi; Yakusokugeiko; Kakarigeiko; Randori e Shiai.

    5. Os aspetos da segurança e respeito pela sua integridade física e dos colegas, na introdução à abordagem do Judo.

    6. Técnicas de Judo: 6.1. Quedas (UKEMIS); 6.2. Imobilização (OSAEKOMI-WAZA: Grupo Kesa-Gatame e Shiho-Gatame); 6.3. Projeção (NAGE-WAZA: Binário de forças, alavanca); 6.4. Pegas e Deslocamentos (Iniciação aos diferentes tipos de Kumikatas e deslocamentos) 6.5. O Combate e a Competição (Shiai); 6.6. Princípios da iniciação ao combate no Solo e de Pé e competição.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer os aspetos teóricos, históricos e técnicos de Judo na área da sua intervenção no contexto desportivo, por forma a dotá-los com autoconfiança, destreza e autodomínio necessários à resolução de situações complexas do combate.

    Dominar e compreender o valor educativo do Judo, dos valores, das normas e dos símbolos.

    Estabelecer e questionar as relações e interações entre as habituais o treino, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas, cognitivas e psicológicas.

    Conhecer e compreender, as características fisiológicas e a estrutura de combate de Judo.

    Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas visam promover: (1) a aprendizagem através da vivência dos próprios conteúdos de Judo; (2) o desenvolvimento da capacidade de análise dos mesmos; e (3) o envolvimento nas tarefas organizativas das aulas. A avaliação contínua resulta de: (1) prática (P); e (2) conhecimentos dos conteúdos teóricos e práticas ministrados na aula. Artigos, livros e documentos de apoio, constituirão instrumentos de ensino predominantes. Complementarmente, utilizar-se-á o sistema b-learning, com base na plataforma Moodle, onde se disponibilizarão materiais didáticos de apoio às aulas realizadas (slides e textos de apoio). Os estudantes serão avaliados através da realização de: (1) prática; (2) uma frequência; e (3) um trabalho de grupo (2 elementos) a apresentar e discutir em aula, sobre temáticas previamente propostas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Balyi, I., Way, R., & Higgs, C. (2013). Long-term athlete development. Champaign, IL: Human Kinetics.

      Franchini, E., Del Vecchio, F., Matsushigue, K., & Artioli, G. (2011). Physiological Profiles of Elite Judo Athletes. Sports Medicine, 41(2), 147-166.

      F.F.J.D.A., Autores vários (2001). Méthode Française d´Enseignement du judo-jitsu. Paris: FFJDA.

      Salgado, F. & Matos, R. (2020). 60 Anos da Federação Portuguesa de Judo. FPJ

      Veloso, R., Cachada, J. M., & Aranha, A. (2010). Uma Abordagem Didáctica – Ideias e Sugestões de Trabalho. Vila Real: UTAD.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios