filmeu

Disciplina Ténis (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento histórico e organizativo desta modalidade. Aprendizagem da metodologia de ensino-aprendizagem e do treino no âmbito da Iniciação ao ténis, assim como de várias técnicas bases do ténis. Aquisição de conhecimento e competências sobre planeamento, organização, condução e avaliação de atividades competitivas para jovens jogadores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Aspetos históricos e antropológicos da modalidade.

    2. Estrutura organizativa do ténis a nível nacional e internacional.

    3. Aquisição e domínio de razoáveis níveis de execução segundo os modelos técnicos e táticos atuais, em situação de prática formal.

    4. O Processo ensino-aprendizagem e aspetos didático-metodológicos..

    4.1 Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja)

    4.2 Progressões de jogo

    5. Planeamento do treino de jovens jogadores.

    6. Organização do treino de jovens jogadores.

    7. Condução do treino de jovens jogadores.

    8. Avaliação do treino de jovens jogadores.

    9. Organização competitiva para jovens jogadores

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer a modalidade do ponto de vista histórico e organizativo, a nível nacional e internacional.

    Dominar a metodologia de ensino-aprendizagem e treino no âmbito da Iniciação ao ténis.

    Descrever e executar, em exercício individual, as várias técnicas base do ténis.

    Aquisição das competências e conhecimentos básicos para planear, organizar, conduzir e avaliar programas e sessões de treino para jovens jogadores.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Crespo, M.; Granitto, G.; Miley, D. (2005). Developing Young Tennis Players. ITF London.7.

     

    Crespo, M., & Reid, M. (2009). Coaching beginner and intermediate tennis players. London: The  International Tennis Federation, ITF Ltd.

    ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London.

    Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British

     Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768.

    Tennant, M. (2009). Play Tennis manual. ITF, London.

    Unierzsky, P. & Crespo, M. (2007). Review of modern teaching methods for Tennis. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 7(3), 1-10.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios