filmeu

Disciplina Futebol (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A opção futebol, no âmbito da Modalidade Opção II, pretende dotar os seus estudantes de competências essenciais para a:

    1. Compreensão dos diferentes subsistemas em interação essenciais à interpretação da dinâmica organizativa do jogo;

    2. Análise dos comportamentos das equipas de futebol nas suas diversas escalas de organização; 

    3. Prescrição e avaliação do processo de treino de futebol.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Organização dinâmica do jogo:

    1.1) Subsistema cultural

    1.2) Subsistema estrutural

    1.3) Subsistema metodológico

    1.4) Subsistema relacional

    1.5) Subsistema procedimental

    1.6) Subsistema tático-estratégico

    2. Observação e análise do jogo de Futebol

    2.1) Concetualização do modelo de análise do jogo de Futebol

    2.2) Descrição das variáveis e critérios de observação

    3. O exercício de treino

    3.1) Os exercícios específicos de preparação geral

    3.1.1) Exercícios descontextualizados

    3.1.2) Exercícios para a manutenção da posse da bola

    3.1.3) Exercícios organizados em circuito

    3.1.4) Exercícios lúdico-recreativos

    3.2) Exercícios específicos de preparação

    3.2.1) Exercícios para a concretização do objetivo do jogo

    3.2.2) Exercícios metaespecializados

    3.2.3) Exercícios padronizados

    3.2.4) Exercícios para setores de jogo

    3.2.5) Exercícios para as situações fixas de jogo

    3.2.6) Exercícios de treino competitivos

  • Objetivos

    Objetivos

    A opção futebol, no âmbito modalidade Opção II, tem os seguintes objetivos:

    1. Entender a influência da história do clube no seu modelo de organização;

    2. Conhecer os diversos agentes em interação numa equipa de Futebol, e as suas funções;

    3. Identificar métodos de organização do processo ofensivo e defensivo;

    4. Estabelecer princípios de comportamento decisional em função da colocação dos jogadores no terreno de jogo;

    5. Identificar comportamentos específicos do jogo de Futebol de natureza individual e coletiva;

    6. Identificar padrões de jogo das equipas de Futebol com recurso à utilização de ferramentas auxiliares que facilitem uma análise sistematizada;

    7. Ser capaz de comunicar a informação resultante do processo de análise de uma forma precisa e clara para a equipa técnica ou jogadores;

    8. Utilizar o Exercício e a Sessão de Treino como elementos de base para a construção de programas de treino capazes de elevar o rendimento desportivo dos jogadores e das equipas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas a ser lecionadas terão cariz teórico-prático e prático, e pretenderão aliar as experiências práticas, em contexto de sala ou campo, com os conteúdos teóricos, potenciando a capacidade de análise, criação e reflexão dos alunos e dotando-os das competências a adquirir na UC. De forma inovadora, poderão ser usadas aplicações informáticas de interação com a audiência, que permitem uma maior dinâmica de envolvimento dos alunos e potenciam o debate, reflexão e questionamento dos conteúdos da UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Castelo, J. (2009). Futebol – A Organização Dinâmica do Jogo. (3ª ed.) Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa.

    Castelo, J. & Matos, L. (2013). Futebol – Concepção e Organização de 1100 Exercícios Específicos de Treino. 3.ª Edição. Visão e Contextos. Lisboa.
     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios