filmeu

Disciplina Surf (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Especialização como treinador de SURF com um foco não só nas etapas iniciais de desenvolvimento desportivo do praticante, mas também com transição para as etapas intermédias e avançadas do desenvolvimento desportivo do surfista. Consolidar no aluno conhecimentos sobre o mar, sobre os equipamentos e conhecimentos gerais e específicos sobre técnica e táctica no surf nos diferentes níveis de desenvolvimento do praticante. As aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano deverão resultar numa intervenção (fora e dentro da água) autónoma e transversal aos várias targets de praticantes - diferentes faixas etárias, diferentes níveis técnicos (intermédio-avançado-competição) e praticantes com diferentes curvas de evolução. Pretende-se também desenvolver no aluno competências para a gestão global da escola de surf (equipamentos, espaços, organização, sinaléticas), bem como conhecimentos gerais sobre a regulamentação, os licenciamentos e a organização do sistema desportivo da modalidade. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórico

    Material Básico

    Conhecimento do Mar e Locais de Prática

    Procedimentos Gerais de Segurança

    Estrutura Federativa, Regulamentação e Organização do Surf

    Estrutura e Funcionamento da Escola de Surf

    Introdução ao Treino das Capacidades Motoras no Surf

    Introdução ao Treino Funcional e Treino Complementar no Surf

    Noções Gerais sobre Técnica e Táctica no Surf Avançado

    Teórico-Prático

    Técnicas de Aquecimento no Surf

    Metodologia de Ensino na Iniciação ao Surf (aprendizagens sequenciais)

    Prática Pedagógica e Segurança (diferentes condições de mar e diferentes targets de alunos)

    Processo de Desenvolvimento do Praticante “waterman” - Longboard

    Prática com Populações Especiais - Surf Adaptado

    Metodologias de Treino das Capacidades Motoras no Surf

    Práticas de Treino Funcional específico para o Surf (condição física e treino complementar)

    Técnicas de Observação de Habilidade Desportiva e Técnica do Surf

    Introdução ao Treino em Surf Avançado - Ferramentas para Planeamento e Avaliação

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno, preferencialmente com autonomia, deve dominar todas as questões relacionadas com o equipamento (fatos, pranchas, acessórios) e orientar da melhor forma os praticantes sobre as melhores escolhas e melhores soluções. O aluno deve conhecer e saber orientar o processo de ensino/treino, desde as técnicas de aquecimento, à leitura e interpretação das condições do mar para uma gestão teórico-prática adequada da sessão de surf: posicionamentos dentro e fora da água, instruções técnicas e tácticas com praticantes de diferentes níveis de aprendizagem, diferentes características físicas, diferentes abordagens no contacto com o mar e diferentes faixas etárias. Potenciar no aluno durante este processo de especialização como treinador, as mais eficientes competências técnicas, pedagógicas e comunicacionais, assentes numa assertividade constante.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borte, J. (2013). The Kook's Guide to Surfing: The Ultimate Instruction Manual: How to Ride Waves with Skill, Style, and Etiquette. Skyhorse Publishing. New York, USA.

     

    Lanagan, D. (2003). Dropping in: Surfing, Identity, Community and Commodity. Em J. Skinner, K. Gilbert, A. Edwards (Eds), Some Like it Hot - The Beach as a Cultural Dimension (pp.169-184). Oxford (UK): Meyer and Meyer Sport Lda.

     

    Macedo, J. (2004). Livro 7 – Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books.

     

    Maximiliano, S. (2013). O Surf na Sociedade Contemporânea. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde da Universidade Lusófona, v.4, n.1, pp.91-119. Lisboa.

     

    Rearwin, D. (2014). Surf Better - Complete Surfing Program. Amazon Australia Services, Inc.

     

    Yoan, P. (2014). Manuel du Surf, nouvelle édition 2014. Les Editions Gascogne. France.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios