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Apresentação
Apresentação
A UC de Opção II - Basquetebol procura aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol na fase de iniciação/orientação desportiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-15883
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Regras do jogo
- Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿
- Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem
- Regras pedagógicas
- Condicionar a defesa para aprender a jogar
- Fundamentos Individuais ofensivos: Posição Básica Ofensiva; Receção e desmarcação; Passe; Drible; Lançamento em apoio e na passada
- Fundamentos individuais defensivos
- Posição Básica Defensiva
- Defesa do jogador com bola
- Defesa do Jogador sem bola
- Fases do jogo no ataque e defesa
- Princípios coletivos ofensivos
- Organização e Vantagens numéricas no contra-ataque
- ¿Passe e Corte¿
- Reações à penetração em drible
- Princípios coletivos defensivos da defesa individual
- Posicionamento e ajuda e recupera
- Ajudas e rotações defensivas
- Princípios defensivos das Defesas alternativas:
- defesa zona 2-3
- defesa press hxh e zona
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Objetivos
Objetivos
A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes para a condução do processo de treino e sua utilização como meio de valorização dos jogadores e equipas em diferentes contextos de prática formal no sistema desportivo.
Ao concluírem a disciplina os estudantes estarão aptos a:
- compreender a evolução do jogo;
- identificar as relações entre as fases do jogo;
- analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos;
- reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino;
- executarem os gestos técnicos básicos e a metodologia do ensino;
- conhecerem as regras do jogo;
- dominarem os métodos de ensino do jogo;
- liderarem a organização da preparação e do treino e a condução das equipas e das tarefas dos seus colaboradores;
- compreenderem a importância da ligação à comunidade, da observação dos modelos mais avançados de competição e refletirem sobre as suas práticas e conceção de jogo.
- Compreender a invenção e evolução do jogo e das suas regras;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.
Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
- Adelino, J. e outros (1999), Treino de jovens. O que todos precisam saber. Ed CEFD;
- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
- Curado, J. (2002), Organização do treino nos desportos coletivos ¿ Pontos de partida, Ed. Caminho;
- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los jovenes, Editorial Paidotribo, Barcelona;
- Fuentes-Guerra, F. (2003), La formacion del entrenador en la iniciacion al baloncesto, Ed. Wanceulen;
- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
- Smoll, F. & Smith, R. (2002), Way to go, Coach, Warde Publishers, EUA;
- Sem autor (2010), Regras oficiais de jogo, Edição Federação Portuguesa de Basquetebol, Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não