-
Apresentação
Apresentação
A UC de Opção I - Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15972
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- História e origem do jogo
- Regras do jogo e principais adaptações às regras na fase inicial do ensino
- Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como instrumento essencial da aprendizagem
- Fundamentos Individuais ofensivos
- Fundamentos individuais defensivos:
- Posição Básica Defensiva
- Defesa do jogador com bola
- Defesa do Jogador sem bola
- Princípios coletivos ofensivos
- Organização do contra-ataque e ligação ao ataque posicional
- Passe e Corte
- Aclaramento
- Reações à penetração em drible
- Princípios coletivos defensivos
- Posicionamento e Ajudas e rotações defensivas
- Fases do jogo (ataque e defesa)
- Planeamento plurianual e anual do treino ¿ metodologia, conteúdos, tarefas, documentos.
- Atividades complementares: observação de jogos de competições nacionais e internacionais; colóquios com representantes da comunidade do jogo.
-
Objetivos
Objetivos
A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a:
- Compreender a invenção e evolução do jogo e das suas regras;
- identificar o ¿mundo do jogo¿: estruturas de enquadramento nacionais e internacionais (treinadores, jogadores, árbitros, dirigentes);
- identificar as características e relações entre as fases do jogo;
- analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em jogo nos seus níveis iniciais;
- dominar os métodos de ensino do jogo e reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no ensino, definindo as estratégias em função da qualidade dos praticantes;
- executar os gestos técnicos básicos e a metodologia do ensino;
- apresentar exemplos práticos no domínio da preparação relativa às componentes do treino as equipas e jogadores;
- compreender a importância da ligação à comunidade do basquetebol;
- perceber a necessidade da observação dos modelos mais avançados de competição e de refletir sobre as práticas e a conceção de jogo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.
Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
- Adelino, J. e outros (1999), Treino de jovens. O que todos precisam saber. Ed CEFD;
- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
- Curado, J. (2002), Organização do treino nos desportos coletivos ¿ Pontos de partida, Ed. Caminho;
- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los jovenes, Editorial Paidotribo, Barcelona;
- Fuentes-Guerra, F. (2003), La formacion del entrenador en la iniciacion al baloncesto, Ed. Wanceulen;
- 6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
- 8- Smoll, F. & Smith, R. (2002), Way to go, Coach, Warde Publishers, EUA;
- Sem autor (2010), Regras oficiais de jogo, Edição Federação Portuguesa de Basquetebol, Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não