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Apresentação
Apresentação
Conhecimento teórico relativo ao domínio técnico-tático desta modalidade. Preparação de profissionais na área do Treino potenciando a capacidade de planear, executar, avaliar e ajustar a sua intervenção à área profissional de especialização, aplicando procedimentos e tarefas em contexto real.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-16164
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O papel do treinador
2. Desenvolvimento a longo prazo do jogador de ténis
3. Treino mental para jogadores de nível intermédio
4. Definição de objetivos para jogadores intermédios
5. Estratégia e tática para jogadores intermédios:
5.1 Os fatores que influenciam o desempenho em competição
5.2 Princípios de estratégia e tática em jogos de singulares
5.3 Os estilos de jogo, sua definição e como ultrapassar
5.4 As fases do jogo
5.5 A tática nas cinco situações de jogo
5.6 O jogo de percentagem
6. Princípios de biomecânica aplicada ao ténis
7. Técnicas avançadas:
7.1 Técnica de direita
7.2 Técnica de esquerda
7.3 O serviço
7.4 O vólei e suas variações
7.5 O “smash” e suas variações
8. Movimentação e deslocamento específico.
9. Diagnóstico e correção técnica
10. Metodologia de ensino aplicada ao ténis
11. Planeamento do treino
12. A sessão de treino
13. O jogo de pares:
. Estratégia e tática para o jogo de pares
14. Ténis feminino
15. Prevenção de lesões
16. Nutrição
17. Capacidade física
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Objetivos
Objetivos
Dominar a metodologia de ensino-aprendizagem e treino no âmbito do jogador intermédio.
Descrever e demonstrar as várias técnicas do ténis.
Aquisição das competências e conhecimentos para planear, organizar, conduzir e avaliar programas e sessões de treino para jogadores intermédios.
Aquisição das competências e conhecimentos para planear, organizar, conduzir e avaliar atividades competitivas para jogadores intermédios.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coutinho, C. (2008). O sucesso no Ténis. Edição do autor.
Coutinho, C (2016). Inside Out – Análise técnica da base ao topo. César Coutinho Tennis.
Fernandez-Fernandez, J., Kinner, V., & Ferrauti, A. (2010). The physiological demands of hitting and running in tennis on different surfaces. J Strength Cond Res, 24(12).
Ferrauti, A., Kinner, V., & Fernandez-Fernandez, J. (2011). The Hit & Turn Tennis Test: an acoustically controlled endurance test for tennis players. J Sports Sci, 29(5), 485-494.
Mendez-Vilanueva, A., Fernandez-Fernandez, J., Bishop, D. Fernandez-Garcia, B & Terrados, N. (2007). Activity patterns, blood lactate concentrations and rating of perceived exertion during a professional singles Tennis tournament. British Journal of Sports Medicine, 41, 296-300.
Reid, M., & Schneiker, K. (2008). Strength and conditioning in tennis: current research and practice. [Review]. J Sci Med Sport, 11(3)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não