-
Apresentação
Apresentação
A UC Futebol ¿ TPDI objetiva apoiar os alunos na realização do respetivo estágio pedagógico, através da análise crítica aos problemas da prática profissional, sustentada em argumentos e fundamentos científicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17055
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Concetualização do Jogo:
As Fases do Jogo: Conceito, objetivos, vantagens/desvantagens;
Os momentos do jogo.
As etapas do jogo.
Os métodos do jogo.
Os princípios táticos do jogo.
2. O desenvolvimento do praticante a longo-prazo.
Os períodos sensíveis da aprendizagem.
3.Didática: Meios, Métodos e Estratégias de Ensino
Os Jogos reduzidos, simplificados e condicionados.
O ensino diferencial aplicado ao Futebol.
A intervenção pedagógica.
4. Definição de objetivos e modelo de planeamento.
-
Objetivos
Objetivos
Analisar os problemas da prática profissional, sustentando a análise em argumentos e fundamentos científicos. Desenvolver a capacidade de planear em função do diagnóstico e prognóstico da realidade. Apropriar os alunos de conhecimentos relativos ao treino das capacidades motoras, em especificidade. Compreender e operacionalizar os fundamentos associados à diferenciação do ensino e ao ensino diferencial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de momentos de avaliação formativa formais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP
Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora
Sarmento, H., Clemente, F., Harper, L., Costa, I., Owen, A. & Figueiredo, A. (2018). Small side games in soccer ¿ a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport, 18(5), 693-749.
Schollhorn, W., Hegen, P. & Davids, K. (2012). The nonlinear nature of learning ¿ a differential learning approach. The Open Sports Science Journal, 5, 100-112
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não