filmeu

Disciplina Futebol (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Futebol ¿ TPDI objetiva apoiar os alunos na realização do respetivo estágio pedagógico, através da análise crítica aos problemas da prática profissional, sustentada em argumentos e fundamentos científicos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concetualização do Jogo:

    As Fases do Jogo: Conceito, objetivos, vantagens/desvantagens;

    Os momentos do jogo.

    As etapas do jogo.

    Os métodos do jogo.

    Os princípios táticos do jogo.

     

    2. O desenvolvimento do praticante a longo-prazo.

    Os períodos sensíveis da aprendizagem.

     

    3.Didática: Meios, Métodos e Estratégias de Ensino

    Os Jogos reduzidos, simplificados e condicionados.

    O ensino diferencial aplicado ao Futebol.

    A intervenção pedagógica.

     

    4. Definição de objetivos e modelo de planeamento.

  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar os problemas da prática profissional, sustentando a análise em argumentos e fundamentos científicos. Desenvolver a capacidade de planear em função do diagnóstico e prognóstico da realidade. Apropriar os alunos de conhecimentos relativos ao treino das capacidades motoras, em especificidade. Compreender e operacionalizar os fundamentos associados à diferenciação do ensino e ao ensino diferencial.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP

    Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora

    Sarmento, H., Clemente, F., Harper, L., Costa, I., Owen, A. & Figueiredo, A. (2018). Small side games in soccer ¿ a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport, 18(5), 693-749.

    Schollhorn, W., Hegen, P. & Davids, K. (2012). The nonlinear nature of learning ¿ a differential learning approach. The Open Sports Science Journal, 5, 100-112

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios