-
Apresentação
Apresentação
Esta Opção, no âmbito do Rugby visa dotar os estudantes de competências deontológicas, relacionais,
pedagógicas e técnicas requeridas para o exercício eficaz de atividade profissional, com o objetivo geral
de orientar os praticantes no treino e na competição. Assim, salientam-se as competências de planear,
organizar, implementar e avaliar a atividade dos praticantes no contexto de treino e de competição, tanto
na perspetiva ¿micro¿ como nas perspetivas ¿meso¿ e ¿macro¿, esta última concretizada no
planeamento anual, em concordância com as exigências particulares do contexto e nível de prática onde
atua. Estas competências requerem, por sua vez, o conhecimento aprofundado do processo de
desenvolvimento desportivo de longo prazo do praticante, bem como o domínio dos métodos de
avaliação, controlo e monitorização do processo de treino e de competição.
Presentation /
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17058
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Prática Pedagógica 1.1 conceção e gestão do exercício 1.2. Comunicação e gestão do grupo
2. Caracterização dos Escalões U16 e U18 | 2.1 Objetivos técnicos, táticos e físicos a atingir na época3. Sistemas de Jogo / Tática Defensiva e Ofensiva - Estratégia
4. Planeamento do Treino 3.1 Periodização do treino 3.2 conceção do livro de equipa 3.3 Preparação para a competição
5. Sevens
6. Organização e gestão de um clube
-
Objetivos
Objetivos
1. Demonstrar competências na concepção e gestão do exercício, do planeamento da época, das sessões de treino e gestão de
competições.2. Demonstrar competências nas técnicas de comunicação e gestão do grupo.
3. Dominar a metodologia do treino do rugby ao nível das dominantes técnicas individuais e coletivas;
jogar em pé, jogar no chão, jogar ao pé, formação ordenada e alinhamento.
4. Aplicar as normas de segurança e gestão do contacto em sessões que envolvam o treino do contacto.5. Demonstrar competências de treino em situação de prática pedagógica.
6. Utilizar os jogos condicionados como método para o treino/ensino do jogo.
7. Interpretar e aplicar os sistemas/táticas ofensivas e defensivas.
8. Conhecer e aplicar as leis do jogo nas situações de treino e de jogo de XV e Sevens.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Acompanhamento e discussão das sessões de treino lideradas pelos alunos em ambiente de Clube.
Possibilidade de intervenção em ambiente de treino após discussão de cenários observados.
Observação e acompanhamento, por parte dos alunos, de treinos e momentos de competição das Seleções Nacionais de Rugby.
Discussão de momentos observados pelos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Federação Portuguesa de Rugby (2009), Leis do jogo de Rugby, Edição: CEFD
International Rugby Board (2010), Rugby Ready, IRB: Ireland
Garcia, H., Moura, J. (2011), Rugby na Escola: Tag Rugby, FPR/DGIDC/DE: Lisboa
Damasceno, N. & Moreira, M. (2011) Caderno de Exercícios Rugby (Ficha Técnica - Federação
Portuguesa de Rugby ) . Lisboa
Federação Portuguesa de Rugby. (2014). Compreensão e Lógica do Jogo .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não