filmeu

Disciplina Rugby (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Opção, no âmbito do Rugby visa dotar os estudantes de competências deontológicas, relacionais,
    pedagógicas e técnicas requeridas para o exercício eficaz de atividade profissional, com o objetivo geral
    de orientar os praticantes no treino e na competição. Assim, salientam-se as competências de planear,
    organizar, implementar e avaliar a atividade dos praticantes no contexto de treino e de competição, tanto
    na perspetiva ¿micro¿ como nas perspetivas ¿meso¿ e ¿macro¿, esta última concretizada no
    planeamento anual, em concordância com as exigências particulares do contexto e nível de prática onde
    atua. Estas competências requerem, por sua vez, o conhecimento aprofundado do processo de
    desenvolvimento desportivo de longo prazo do praticante, bem como o domínio dos métodos de
    avaliação, controlo e monitorização do processo de treino e de competição.
    Presentation /

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Prática Pedagógica 1.1 conceção e gestão do exercício 1.2. Comunicação e gestão do grupo
    2. Caracterização dos Escalões U16 e U18 | 2.1 Objetivos técnicos, táticos e físicos a atingir na época

    3. Sistemas de Jogo / Tática Defensiva e Ofensiva - Estratégia
    4. Planeamento do Treino 3.1 Periodização do treino 3.2 conceção do livro de equipa 3.3 Preparação para a competição
    5. Sevens
    6. Organização e gestão de um clube

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Demonstrar competências na concepção e gestão do exercício, do planeamento da época, das sessões de treino e gestão de
    competições.

    2. Demonstrar competências nas técnicas de comunicação e gestão do grupo.
    3. Dominar a metodologia do treino do rugby ao nível das dominantes técnicas individuais e coletivas;
    jogar em pé, jogar no chão, jogar ao pé, formação ordenada e alinhamento.
    4. Aplicar as normas de segurança e gestão do contacto em sessões que envolvam o treino do contacto.

    5. Demonstrar competências de treino em situação de prática pedagógica.
    6. Utilizar os jogos condicionados como método para o treino/ensino do jogo.
    7. Interpretar e aplicar os sistemas/táticas ofensivas e defensivas.
    8. Conhecer e aplicar as leis do jogo nas situações de treino e de jogo de XV e Sevens.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Acompanhamento e discussão das sessões de treino lideradas pelos alunos em ambiente de Clube.

    Possibilidade de intervenção em ambiente de treino após discussão de cenários observados.

     

    Observação e acompanhamento, por parte dos alunos, de treinos e momentos de competição das Seleções Nacionais de Rugby.

    Discussão de momentos observados pelos alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Rugby (2009), Leis do jogo de Rugby, Edição: CEFD
    International Rugby Board (2010), Rugby Ready, IRB: Ireland
    Garcia, H., Moura, J. (2011), Rugby na Escola: Tag Rugby, FPR/DGIDC/DE: Lisboa
    Damasceno, N. & Moreira, M. (2011) Caderno de Exercícios Rugby (Ficha Técnica - Federação
    Portuguesa de Rugby ) . Lisboa
    Federação Portuguesa de Rugby. (2014). Compreensão e Lógica do Jogo .

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios