filmeu

Disciplina Hóquei em Patins (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Atualmente o Hóquei em Patins é uma das disciplinas da patinagem desportiva sobre rodas. Os conhecimentos, competências e aptidões trabalhados nesta UC proporcionam bases para intervenção profissional, quer ao nível do treino desportivo, juntamente com clubes, associações, federações, ou em contexto escolar, quer ao nível da aula de Educação Física, quer ao nível do desporto escolar. Os conteúdos abordados nesta UC permitirão aos alunos intervir não apenas no contexto do treino para crianças e jovens, mas também com adultos (equipas seniores). 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórico. 

    1. Terminologia no hóquei em Patins 
    2. Simbologia 
    3. Fatores de Rendimento 
    4. Observação e analise do Jogo 
    5. Tática Grupal no HP 
    6. Tácita Coletiva no hóquei em Patins 
     

    Prática 

    Tema 1. Operacionalização e orientação de Sessões de treino de equipas Juniores ou Seniores.

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos Gerais

    1. Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada no conhecimento;
    2. Especialização no ensino e treino do hóquei em Patins;
    3. Aplicação, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das funções de especialistas em hóquei em Patins;
    4.Pretende-se que o estudante adquira a competência de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na presente unidade curricular serão lecionadas aulas teóricas (expositivas) teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo) e utilizado o sistema de e-learning, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão. Para além das aulas teóricas e teórico-práticas é expectável que os alunos observem microciclos de treino em escalões de formação. É ainda esperado que os alunos dirijam uma unidade de treino de um escalão de formação ou sénior. 

    Em avaliação continua, os alunos terão que realizar duas fichas de avaliação. Observar (4) microciclos de treino. Orientar e elaborar o relatório de (2) sessões de treino para jovens ou seniores e apresentar oralmente o relatório.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sabaté, R. (2009). “Hockey Patines: preparación física”, Ediciones Alto Rendimiento.

    Sabaté, R. & Galceran (2016). “Hockey Patines: Entrenamiento de la velocidad en pista”, Editorial Círculo Rojo.

    Taña, G. (2019). “El porteiro de Hockey Patines: De la iniciación al alto rendimento”, Editorial Círculo Rojo.

    Ferra¿o, Nuno. (2011), Organizac¿a¿o e Planeamento do treino de Ho¿quei em Patins em equipa de Alto Rendimento - Desenvolvimento das Capacidades Motoras. Universidade Luso¿fona de Humanidades e Tecnologias Faculdade Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto. 

    Se¿nica, Luis. (2011), Organizac¿a¿o e Planeamento do treino de Ho¿quei em Patins em equipa de Alto Rendimento - Desenvolvimento do Modelo de Jogo. Universidade Luso¿fona de Humanidades e Tecnologias Faculdade Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto. Sabate¿, R.R. (2009). Hockey Patines, preparacio¿n fi¿sica, Ediciones Alto Rendimiento. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios