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Disciplina Basquetebol (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Opção III - Basquetebol procura desenvolver os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios coletivos ofensivos e defensivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática no sistema desportivo federado (iniciação e orientação desportiva).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos Individuais ofensivos
    2. Fundamentos individuais defensivos
      1. Posição Básica Defensiva
      2. Defesa do jogador com bola
      3. Defesa do Jogador sem bola
    3. Princípios coletivos ofensivos
      1. Organização do contra-ataque e ligação ao ataque posicional
      2.  Passe e Corte
      3. Reações à penetração em drible
    4. Princípios coletivos defensivos na defesa individual
      1. Posicionamento e ajuda e recupera
      2. Ajudas e rotações defensivas
    5. Princípios defensivos das Defesas alternativas
      1. defesa zona
      2. defesas pressionantes homem e zona
    6. Análise das tarefas do treinador, das sessões de observação de jogadores, das reuniões com a equipa e com os jogadores, do ¿scouting¿ e da recolha estatística;
    7. Metodologia para a seleção de jogadores e constituição das equipas e a importância dos suplentes;
    8. Atividades complementares: observação de jogos de competições nacionais e internacionais; colóquios com representantes da comunidade do jogo.
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Opção III Basquetebol visa habilitar os estudantes a:

    1. conhecerem as regras do jogo;
    2. identificar as características da fase inicial da aprendizagem do jogo;
    3.  identificar as relações existentes entre as fases do jogo (ataque e defesa);
    4. analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em jogo nos seus níveis iniciais e intermédios;
    5. dominar os métodos de ensino do jogo, reconhecendo o jogo como meio principal a utilizar no ensino, definindo as estratégias em função da qualidade dos praticantes;
    6.  executar os gestos técnicos básicos e a metodologia do ensino na etapa intermédia da formação do jovem basquetebolista;
    7. apresentar exemplos práticos no domínio da preparação relativa às componentes do treino as equipas e jogadores;
    8. compreender a importância da ligação à comunidade do basquetebol;
    9. perceber a necessidade da observação dos modelos mais avançados de competição e de refletir sobre as práticas e a conceção de jogo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.

    Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
    • Adelino, J. e outros (1999), Treino de jovens. O que todos precisam saber. Ed CEFD;
    • Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
    • Curado, J. (2002), Organização do treino nos desportos coletivos ¿ Pontos de partida, Ed. Caminho;
    • Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los jovenes, Editorial Paidotribo, Barcelona;
    • Fuentes-Guerra, F. (2003), La formacion del entrenador en la iniciacion al baloncesto, Ed. Wanceulen;
    • 6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
    • 8- Smoll, F. & Smith, R. (2002), Way to go, Coach, Warde Publishers, EUA;
    • Sem autor (2010), Regras oficiais de jogo, Edição Federação Portuguesa de Basquetebol, Lisboa.
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