filmeu

Disciplina Atletismo (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    O Atletismo e¿ uma modalidade desportiva fundamental no processo da formac¿a¿o desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras ba¿sicas como o correr, lanc¿ar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, forc¿a e resiste¿ncia. Os conhecimentos, compete¿ncias e aptido¿es adquiridas proporcionam bases para intervenc¿a¿o do profissional de Educac¿a¿o Fi¿sica e do Treinador Desportivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Acompanhamento e observac¿a¿o de Treino

    Observac¿a¿o de treinos dos diferentes setores do atletismo

    Organizac¿a¿o de Sesso¿es de Treino com Jovens (diferentes setores)

    O Aquecimento
    A transmissa¿o de informac¿a¿o com atletas jovens, Feedbacks adequados.
    A organizac¿a¿o do grupo treino como forma de gesta¿o
    Organizac¿a¿o e disposic¿a¿o do material
    Organizac¿a¿o da parte principal do treino: escolha dos exerci¿cios e definic¿a¿o do nu¿mero de repetic¿o¿es Transmissa¿o de Feedback ¿s nos escalo¿es jovens
    Retorno a¿ calma

  • Objetivos

    Objetivos

    Integrac¿a¿o dos conteu¿dos para o desenvolvimento de uma pra¿tica profissional fundamentada no conhecimento;
    Ini¿cio da especializac¿a¿o no ensino e treino do Atletismo;
    Aplicac¿a¿o, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das func¿o¿es de especialistas em Atletismo;

    Pretende-se que o estudante adquira a compete¿ncia de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Federac¿a¿o Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lanc¿ar . FPA. Lisboa.
    • IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianc¿as.
    • Proenc¿a, J. (1982). A Observac¿a¿o e Intervenc¿a¿o do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacio¿n Espan¿ola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.
    • Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
    • Rius Sant, Joan (2008). Metodologi¿a y Te¿cnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios