filmeu

Disciplina Surf (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Especialização como treinador de SURF com ênfase nos níveis intermédios e avançados do praticante, também com envolvimento em competição. Treinador com autonomia na orientação e coordenação geral da escola de surf, das aulas de surf e das sessões de treino. Capacidade para posicionar a actividade no âmbito do turismo activo e na vertente da formação/treino. O trabalho desenvolvido ao longo do ano deverá resultar na capacidade do treinador organizar sessões de treino, entender e intervir no treino da técnica e da táctica utilizando ferramentas adequadas ao seu planeamento, observação e avaliação e entender os critérios fundamentais do julgamento em competição. Nesta etapa final da sua especialização, o treinador deverá conhecer as etapas de desenvolvimento do atleta a longo prazo, com o devido transfer para o surf.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórico-Prático

    Organização e gestão da escola de surf, autonomia e tomada de decisões

    Actividade surf no turismo activo e actividade surf na formação e no treino

    Organização da sessão de treino

    O treino da técnica e da táctica: análise das habilidades desportivas no surf; ferramentas de planeamento, observação e avaliação do desempenho;

    Análise da competição: formatos e estruturas; análise do desempenho;

    Métodos e critérios de julgamento em competição

    Desenvolvimento do atleta a longo prazo - caso surf

  • Objetivos

    Objetivos

    Consolidação de conhecimentos, aptidões e competências correspontes aos conteúdos descritos na apresentação da unidade curricular, designadamente: autonomia para coordenar as estruturas e as actividades do surf ligado ao turismo activo e às vertentes do ensino e do treino; autonomia para organizar sessões de treino e intervir no treino da técnica e da táctica, construindo e utilizando ferramentas adequadas para esse planeamento; saber diagnosticar diferentes níveis técnicos nos praticantes e diferentes níveis de dificuldade nas condições do mar, adequando as metodologias de treino; Consolidação de conhecimentos sobre competição: saber analisar e avaliar o desempenho e conhecer a estrutura e o formato dos eventos; Saber interpretar as etapas de desenvolvimento do atleta a longo prazo. No final do percurso de especialização, o treinador tem acesso ao título Grau II.   

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borte, J. (2013). The Kook's Guide to Surfing: The Ultimate Instruction Manual: How to Ride Waves with Skill, Style, and Etiquette. Skyhorse Publishing. New York, USA.

     

    Lanagan, D. (2003). Dropping in: Surfing, Identity, Community and Commodity. Em J. Skinner, K. Gilbert, A. Edwards (Eds), Some Like it Hot - The Beach as a Cultural Dimension (pp.169-184). Oxford (UK): Meyer and Meyer Sport Lda.

     

    Macedo, J. (2004). Livro 7 - Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books.

     

    Maximiliano, S. (2013). O Surf na Sociedade Contemporânea. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde da Universidade Lusófona, v.4, n.1, pp.91-119. Lisboa.

     

    Rearwin, D. (2014). Surf Better - Complete Surfing Program. Amazon Australia Services, Inc.

     

    Yoan, P. (2014). Manuel du Surf, nouvelle édition 2014. Les Editions Gascogne. France.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios