filmeu

Disciplina Anatomofisiologia

  • Apresentação

    Apresentação

    As funções do corpo humano permitem-nos participar numa variedade de atividades físicas e desportivas.

    Nestas atividades: (i) os sistemas esquelético e muscular, trabalham juntos para permitir que o corpo humano realize uma vasta gama de movimentos; e (ii) os sistemas cardiovascular e respiratório trabalham juntos para fornecer oxigénio e nutrientes ao corpo que, por sua vez, é usado para produzir energia para contração muscular.

    Assim, esta unidade curricular:

    • Explora a estrutura e a função dos sistemas esqueléticos, musculares, cardiovasculares e respiratórios (incluindo bioenergética e função neuromuscular).
    • Permite que a estrutura e função de cada sistema sejam estudadas de forma aplicada às atividades físicas e desportivas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao estudo da anatomia e fisiologia humana: (i) O corpo humano; (ii) Terminologia do estudo anatómico.

    2. Sistema esquelético: (i) estrutura; (ii) função; (iii) articulações.

    3. Sistema muscular: (i) tipos de músculo; (ii) miologia; (iii) contração muscular; (iv) tipos de contração; (v) tipos de fibras.

    4. Sistema cardiovascular: (i) estrutura; (ii) função.

    5. Sistema respiratório: (i) estrutura; (ii) função.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular (UC) abrange o conhecimento básico dos princípios biológicos que regulam o corpo humano, possibilitando aos alunos um entendimento básico de como os sistemas do corpo se relacionam com o desempenho humano. Assim, tem como objetivo geral: apresentar a anatomia básica do esqueleto, articulações e músculos, assim como da fisiologia dos sistemas muscular, cardiovascular e respiratório.

     

    No final da UC o aluno deve:

    • (A1) Descrever e compreender os termos específicos associados com o movimento humano.
    • (A2) Descrever e compreender a estrutura e a função do sistema esquelético, e explicar como esses sistemas se relacionam com o desempenho humano.
    • (A3) Descrever e compreender o sistema muscular, e explicar como esses sistemas se relacionam com o desempenho humano.
    • (A4) Descrever e compreender a estrutura básica e a função dos sistemas cardiovascular e respiratório.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino incluem: aulas teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP).

    As atividades a desenvolver nas aulas TP compreendem a utilização de modelos (e/ou imagens) e vídeos para reforçar os conhecimentos teóricos.

    O sistema b-learning é usado, com o auxílio da plataforma Moodle, para que os materiais de apoio (slides e textos de apoio) fiquem disponíveis para cada uma das turmas.

     

    Avaliação Contínua (0 a 20 valores):

    • Seis momentos de avaliação, i.e., quatro avaliações T (testes T1 a T4) e duas avaliações TP (TP1 e TP2).
    • Todos os momentos de avaliação (testes e avaliações TP) devem ter classificação ≥7.5 valores.
    • Classificação final = T1*0.25+T2*0.10+TP1*0.15+T3*0.10+TP2*0.15+T4*0.25.

     

    Avaliação por Exame (0 a 20 valores): é realizada sob a forma de prova escrita e prova oral de carácter obrigatório (se a classificação na prova escrita ≥7.5 valores).

     

    Em ambas as situações, a classificação final deverá ser ≥9.5 valores para que o estudante obtenha aproveitamento na UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Pezarat-Correia, P. (2006). Função Neuromuscular. Tomo II. Cruz-Quebrada: Edições FMH.
    • Pezarat-Correia, P., & Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor: Anatomofisiologia dos Sistemas Nervoso, Osteoarticular e Muscular. Volume 1. Cruz-Quebrada: Edições FMH.
    • Pina, J. A. Esperança (2010). Anatomia Humana da Locomoção. J. A. Esperança Pina. 4a Ed. Lisboa: Lidel. ISBN 978-972-757-653-1
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios