filmeu

Disciplina Bioquímica

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Bioquímica tem como objetivo definir o conceito de reação bioquímica, apresentar aos alunos os diferentes atores da Bioquímica, água e biomoléculas, e introduzir as grandes funções bioquímicas como o funcionamento das enzimas, a bioenergética, a informação biológica, adequando os conceitos à atividade física e exercício.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução. (I.1. Objetivos. I.2. A célula).

     

    A água. (II.1. Propriedades. II.2. Ácidos, bases e tampões. III.3. Hidratação e Desidratação. III.4. Equilíbrio hidro-electrolitico).

     

      Sistema Endócrino (III.1. Componentes. III.2. Hormonas. III.3. Linhas de ação).

     

    Proteínas. (IV.1. Aminoácidos. IV.2. Ligação peptídica. IV.3. Estrutura proteínas. IV.4. Centros catalíticos e de regulação. IV.5.Enzimas.).

    Lípidos. (V.1. Definição. V.2. Constituintes. V.3. Função. V.4. Fosfolípidos e membranas biológicas.) VI. Glícidos. (VI.1. Definição. VI.2.Classificação).

    DNA e RNA. (VII.1. Ácidos nucleicos. VII.2. Replicação. VII.3. Transcrição. VII.4. Tradução).

     

    Metabolismo aeróbio. (VIII.1. Visão geral. VIII.2. A glicólise. VIII.3. Glicogenogénese, glicogenólise e gluconeogénese. VIII.4. O ciclo do ácido cítrico. VIII.5. A fosforilação oxidativa).

     

    Outras noções importantes sobre o metabolismo. (IX.1. Metabolismo dos lípidos. IX.2. Metabolismo dos aminoácidos.)

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão e identificação dos conceitos implicados na organização estrutural e funcional da celula animal.

     

    Identificar, diferenciar e relacionar os componentes da vida, nomeadamente ao nível da água e das biomoléculas e seus componentes (glúcidos, lipídios, proteínas, e ácidos nucleicos, assim como os seus componentes enzimáticos ehormonais).

     

    Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de obtenção energética ao nível corporal, mais especificamente ao nivel muscular, no que se refere ao metabolismo aeróbio e anaeróbio

     

    Interpretação e escolha das possíveis vias metabólicas associadas a cada tipo de metabolismo (aeróbio e anaeróbio) aplicadas em contexto desportivo, dominando quer as vias catabólicas quer as vias anabólicas do metabolismo energético. Transmissão e aplicação dos conceitos teóricos a realidades praticas (transferência de conhecimento para as UC de Fisiologia eNutrição do Exercicio)

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aproveitamento final: 

    Avaliação continua compreende 3 momentos de avaliação:

    1-  2 mini testes com questões de reflexão – 40%

    2- Frequência englobando toda a matéria– 40%

    3- Apresentação de Trabalho-20%

    Para ser aprovado, o aluno deverá obter uma média ponderada >9,5 valores, contemplando os 3 momentos de avaliação.Cada um destes momento de avaliação tem uma nota minima de 7,5 valores.

    Caso tenha media positiva mas em algum (e apenas num) dos momentos de avaliação existir uma situação de classificação <7,5 valores, o aluno poderá fazer a recuperação dessa situação posteriormente (nota máxima 7,5 valores).

    Se a média ponderada dos momentos de avaliação for <9,5 valores, o aluno reprova na avaliação contínua poderá fazer o exame de recurso global.

    A ausência em algum dos momentos de avaliação deverá ser justificada oficialmente, via secretaria virtual e email enviado aos docentes da UC, até cinco dias úteis após a ocorrência (DESPACHO REITORAL Nº 24/2023).

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Laires, M.J. (2008). Bioquímica, Faculdade de Motricidade Humana

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios