filmeu

Disciplina Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta e¿ a Unidade Curricular que procurara¿ desenvolver e exercitar um dos objectivos essenciais na formac¿a¿o do estudante: introduzir ha¿bitos, procedimentos e te¿cnicas de investigac¿a¿o e planeamento, com rigor e ética cienti¿fica e seriedade intelectual e, ao mesmo tempo, estimular a necessidade e o engenho de problematizar o real, procurando conhece¿-lo cada vez melhor. De acordo com estes pressupostos justifica-se a elaborac¿a¿o e avaliac¿a¿o de um trabalho de pesquisa, realizado em grupo (6 grupos por turma), adaptado ao 1o ciclo de Bolonha, isto e¿, um trabalho sistema¿tico e completo sobre um assunto particular, pormenorizado no tratamento, mas na¿o extenso em alcance.

    A realizac¿a¿o do trabalho de pesquisa pressupo¿e (alinhado com o CIDEFES) a consecuc¿a¿o de uma pesquisa bibliogra¿fica que definira¿ o racional teo¿rico do trabalho, a definic¿a¿o de um me¿todo, a recolha de dados, a ana¿lise dos resultados e de  uma discussa¿o suportada no racional teo¿rico.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Metodologia da Investigação Científica

    2. O passo-a-passo de um projecto cienti¿fico

    3. O desenvolvimento do interesse e tema

    a. A revisa¿o de literatura

    b. As bases de dados online

    c. As normas das refere¿ncias bibliogra¿fica (APA)

    d. Como organizar a revisa¿o de literatura

    1. O me¿todo

    2. A ana¿lise de dados e a elaborac¿a¿o dos resultados

    3. A discussa¿o

    4. A revisão por pares e a apresentação de trabalhos científicos

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos, capacidades e compete¿ncias a adquirir

    1. Desenvolver compete¿ncias na elaborac¿a¿o de estudos cienti¿ficos.
    2. Conhecer os me¿todos de pesquisa bibliogra¿fica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus)
    3. Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes
    4. Desenvolver compete¿ncias na redac¿a¿o de um estudo cienti¿fico
    5. Desenvolver competências na apresentação de um estudo científico
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O trabalho será feito por etapas, com momentos de avaliação com arguentes externos que simulam o processo de peer-review da ciência.

    Os projectos a dsenvolver devem estar alinhados com as linhas de investigação do CIDEFES, para consubtanciar o conhecimento que os alunos têm da investigação realizada na FEFD e, assim, puderem considerar continuar os seus estudos

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (Ed.). (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (Seventh edition). American Psychological Association.

    Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Me¿todos de Pesquisa em Atividade Fi¿sica. Porto Alegre: Artmed.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios