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Disciplina História da Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    O que dá valor aos factos passados é a possibilidade de serem considerados não como um passado morto mas como um passado vivo. Compreender historicamente o passado é incorporar o conhecimento das experiências realizadas, é aprender com o que temos feito e servirmo-nos desse conhecimento para podermos intervir com consciência no processo de desenvolvimento. Não se trata de simplesmente narrar-descrever acontecimentos  ou, de apelar a um sentimento saudosista  (ou romântico), em torno de certas recordações, mas de desenvolvermos um pensamento crítico para sabermos quem somos, onde estamos e para onde queremos e devemos ir. Pensamo-nos e descobrimo-nos através do pensamento histórico. Precisamos perceber as transformações, isto é o pensamento expresso na resolução dos problemas que marcaram o nosso processo constitutivo e, deste modo, o que somos.  É fundamental apreender esse processo , de tal modo que se quebre a divisão tradicional entre o passado, presente e futuro.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A importância da história no processo de conhecimento. O conceito de educação, educação física, desporto, cultura e sociedade: 

    1.1 - A natureza e a cultura. A noção de técnicas corporais;

    1.2 - A Educação Física e o Desporto no quadro geral da Educação e Cultura.

    2. As actividades físicas e a educação na comunidade primitiva, antiguidade e época medieval: 

    2.1 - As atividades físicas no quadro da cultura clássica. 

    3. O movimento humanista e a Educação Física:

    3.1 - A educação realista. O empirismo e o naturalismo.

    4. O pensamento pedagógico em Educação Física e Desporto: 

    4.1 - Os precursores da Educação Física e do Desporto no contexto Europeu.

    5. O Higienismo, o exercício físico e a saúde em Portugal:

    5.1. A vida, a morte e o prazer no Portugal Moderno; 

    5.2. A medicalização curricular em Portugal.

    6 A formação dos professores de Educação Física em Portugal: 

    6.1 - As diferentes instituições e as diferentes concepções de formação.

    7. Os jogos olímpicos da era moderna;

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular está organizada de modo a promover uma interpretação crítica dos poderes e saberes constitutivos da Educação Física e Desporto. 

     

    Apresenta oralmente uma temática demonstrando compreensão dos conteúdos programáticos de analisados e discutidos numa das aulas magistrais.

     

    Nos exercícios que realiza nas aulas demonstra saber discutir a prática da Educação Física e Desporto enquanto fenómeno social e cultural e avaliar-se no processo de aprendizagem.

     

    É capaz de responder por escrito às questões que lhe são colocadas, evidenciando saber Interpretar as características das diferentes etapas da Educação Física e Desporto na sua relação com o contexto cultural de cada época. 

     

    É capaz de elaborar um trabalho de forma a demonstrar que domina a terminologia e o quadro conceptual da Educação Física e Desporto,  apreciando criticamente os fenómenos sociais à luz dos dados históricos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Selecionámos aulas magistrais, teórico-práticas e orientação tutorial. Com as aulas magistrais, procede-se ao enquadramento teórico da disciplina, recorrendo-se para isso às técnicas consideradas mais apropriadas. Nestas aulas, apresenta-se um quadro conceptual que fundamenta e auxilia o aluno na sua pesquisa autónoma. Nas aulas teórico-práticas analisam-se textos, realizam-se fichas de trabalho, etc. dando-se ao aluno um papel ativo como construtor da sua própria aprendizagem. O aluno tem sucesso se obtiver a nota final de 9,5 valores, não podendo ter em nenhuma das provas nota inferior a 7,5v. Mas, a média das duas frequências tem que ser de 9,5v. A classificação final será obtida a partir das seguintes ponderações (consultar normas de avaliação no final do documento): 2 Frequências – realização individual (50%); Duas apresentações orais de uma problemática histórica – realização grupo (15%), Portefólio – realização individual (15%), trabalho de grupo (20%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Braudel, F. (1986). História e ciências sociais. Lisboa: Editorial Estampa.

    Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação. Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/614

    Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (orgs.) (2013). O Corpo – Memória e identidade. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.

    Crespo, J. (1990). A História do Corpo. Lisboa: Difel.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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