filmeu

Disciplina Estatística

  • Apresentação

    Apresentação

    A Estatística é o ramo da Matemática que se ocupa da recolha , análise e interpretação de dados, através de uma metodologia e procedimentos adequados. A Estatística é transversal a todas as ciências, e também no Desporto. Para académicos e profissionais nas diversas áreas ligadas à Educação Física e Desporto, sem excepção, a Estatística é uma ferramenta indispensável na sua prática, e.g., no controlo da aprendizagem dos alunos na escola, na monitorização do desenvolvimento dos atletas, na avaliação do treino no ginásio. Assim, os conhecimentos e competências desenvolvidas nesta UC são fundamentais na formação académica dos alunos. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos fundamentais da Estatística
    -Fases do método estatístico. A importância do planeamento. 
    -População alvo. Constituição de uma amostra. Representatividade de uma amostra.
    -Variáveis de interesse. Tipos de variáveis.
    -Instrumentos de recolha de dados.
    -Organização dos dados. Base de dados no Excel.

    2. Análise de dados
    -Análise descritiva: Média e Desvio-padrão. Tabela de frequências. Descrição de uma amostra.
    -Análise inferencial: Hipótese nula, nível de significância e p-value. Regra de decisão. Testes para comparação de médias (Teste T para amostras independentes, Teste T para amostras dependentes e Análise de variância). Teste de correlação. Coeficiente de correlação. Gráfico de dispersão. Matriz de correlações. Teste de associação. Tabelas de contingência. Interpretação, apresentação e discussão de resultados.

  • Objetivos

    Objetivos

    1.Entender a Estatística como uma ferramenta essencial na resolução de problemas, Descrever as várias fases do método estatístico, exemplificando cada uma delas. 

    2.Distinguir análise descritiva e análise inferencial, Descrever uma amostra, Indicar os procedimentos inferenciais adequados, Interpretar, relatar e discutir resultados descritivos e inferenciais. 

    3.Planear e executar autonomamente o método estatístico, desde a constituição da amostra à análise de dados, de acordo com um problema/objetivos/hipóteses.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas:

    • Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência, o seu interesse, podem trabalhar-se problemas não só no desporto uma vez que os objetivos da UC são transversais a qualquer área);

     

    • Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (os alunos vão trabalhar em projetos, dividindo tarefas e colaborando em equipas que terão missões específicas, é privilegiada o questionamento e a consequente experimentação);

     

    • Ensino híbrido (os alunos e o professor assumem dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Miguel Patricío, Miguel; Loureiro, Marisa & Caramelo, Francisco (2017) Bioestatística com SPSS. Plátano Editora, S.A., Lisboa.

    Laureano, Raul (2013) Testes de hipóteses com o SPSS. 2ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa.

    Maroco, João & Bispo, Regina (2005) Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. 2ª Edição, Climepsi Editores, Lisboa.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios