filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    As Tecnicas e Estrategias de Ensino ocupam-se do estudo das principais orientacoes educativas e dos procedimentos pedagogicos fundamentais associados a um ensino de profissionais de educacao fisica, desporto e exercicio e bem-estar.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. [Contextualizacao do conceito de qualidade do ensino em Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto (EFD). As orientac¿o¿es educativas em EFD. A identidade da Educacao Fisica: a perspetiva socio-cri¿tica. O estado da arte sobre o estudo da efica¿cia pedago¿gica em EFD. Os valores na e da Educac¿a¿o.]

    2. [O Espectro de Estilos de Ensino em EFD. As premissas teo¿ricas subjacentes ao Modelo de Estilos de Ensino de Muska Mosston. Os conceitos de anatomia do estilo de ensino, barreira cognitiva, consentimento e dissona¿ncia cognitiva, e canal de desenvolvimento. Estudo e caracterizac¿a¿o dos dois grandes grupos de estilos de ensino: convergentes e divergenteste¿cnicas de Ensino em Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto.

    3. Princi¿pios e procedimentos de gesta¿o da aula e que potenciam o sucesso pedago¿gico em EFD. Caracterizac¿a¿o das situac¿o¿es cri¿ticas de uma aula em EFD. As te¿cnicas de ensino das dimenso¿es instruc¿a¿o, gesta¿o, clima e disciplina.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer as diferentes orientaco¿es educativas em Educac¿a¿o Fi¿sica e Desporto.
    2. Argumentar nos planos pedagogico e etico a validade da perspetiva socio-critica no ensino das atividades fisicas e desportivas nos diferentes contextos do exercicio profissional.

    3. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as te¿cnicas de instrucao, gestao, clima e disciplina, em funcao dos objetivos de aprendizagem.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Lecture-style teaching allows for providing theoretical information and systematizing the content from practical classes. The practical classes aim to analyze and discuss topics addressed or to be addressed in the theoretical classes, supporting an active and critical understanding of the subject by the students. Tasks based on problem-solving (presented in texts, simulated situations, or using audiovisual resources) will be implemented, involving reflection and debate among students. These classes will also include presentations and analyses of assignments carried out by the students.
    Considering the content, the purpose of the discipline, and the characteristics of the professional activities it refers to, promoting group work during practical classes and conducting assessment tasks are advisable. Students are encouraged to opt for continuous assessment.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)]
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios