filmeu

Disciplina Educação Física e Desportiva em Crianças (Opção I)

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Educação Física e Desportiva nas Crianças , visa reforçar a formação dos futuros licenciados de Educação Física e Desporto e profissionais de Exercício, no contato e trabalho a desenvolver com os mais jovens, perspetivando abordagens desde os três aos dez anos de idade (pré-escolar e 1º ciclo, ou escalões de formação geral desportiva).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Desenvolvimento na fase da infância
      1. Desenvolvimento, maturação, crescimento e aprendizagem
      2. Dimensões de análise do desenvolvimento humano
      3. Caraterização geral da fase da infância do desenvolvimento humano
      4. A pirâmide do desenvolvimento motor com foco na fase da infância
      5. Períodos sensíveis e períodos críticos do desenvolvimento
    2. Aquisição Motora,
      1. Aprendizagem e performance e memória
      2. Aquisição, retenção e transfer
      3. Curvas de aprendizagem
      4. Variabilidade vs. Estabilidade da prática
    3. Pedagogia das atividades físicas e desportivas para a infância
      1. Objetivos da iniciação desportiva
      2. Padrões motores básicos (ABC motor)
      3. Fatores que facilitam a aprendizagem físico-motora e a motivação para aprender ¿
      4. Estilos de ensino
      5. Estratégias e jogos de iniciação desportiva
      6. a importância do jogar e brincar
      7. Exemplos de sessões práticas
      8. Simulação de sessões práticas ( simulation-based learning )
  • Objetivos

    Objetivos

    Diferenciar do trabalho com adultos e adolescentes, em relação às idades e fases alvo, destacando o caráter lúdico e formativo nestas idades; Apresentar, analisar e discutir, planos de: exercícios e sessões de atividade física e, ou desportiva; Implementar as atividades, primeiramente junto dos pares e, posteriormente se possível, junto dos alvos da formação, seguido de balanço, análise e discussão do trabalho realizado; Adequar o trabalho a desenvolver às caraterísticas dos praticantes e suas fases de desenvolvimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Toda a UC está suportada na utilização de metodologias inovadoras, com aulas teóricas baseadas em pedagogias Scaffolding e com o aluno como agente ativo na procura do seu conhecimento, aulas práticas no contexto real de trabalho com tutoria de professores especializados e aulas teórico-práticas de auto e hétero avaliação, com suporte a video das práticas quando necessário, para acrescentar uma noção de autorregulação ao processo. No segundo momento de avaliação mais individual, seguimos uma metodologia de conferência científica, com apresentação e defesa de posters. Processos de avaliação baseados em rubricas de avaliação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Balyi, I., Cardinal, C., Higgs, C., Norris, S., & Way, R. (2005). Long-term athlete development-Canadian Sport for life. Canadian Sport Centres.

    Barreiros, J, Cordovil, R., Carvalheiro, S. (2007). Desenvolvimento Motor da Criança. Lisboa: Edições FMH.

    Barreiros, J. (2016). Desenvolvimento motor e aprendizagem. INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE. Manual do Curso de Treinamentos de Desporto. Lisboa: IPDJ . 4368f80d-79f4-c807-5018-fd8e13375ea8 (ipdj.gov.pt).

    Coelho, O. (2004). Pedagogia do desporto. INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE. Manual do Curso de Treinador de Desporto - Grau I. Lisboa: IPDJ . http://www.fpam.pt/docs/00/00/04/00000422.PDF.

    Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The constraints-led approach: Principles for sports coaching and practice design . Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios