filmeu

Disciplina Desenvolvimento e Adaptação Motora

  • Apresentação

    Apresentação

    O entendimento atual desta temática assenta na noção de que as exigências específicas de uma tarefa motora interagem com constrangimentos individuais e envolvimentais. Estas três fontes de constrangimento ao comportamento motor, não só se influenciam mutuamente na concretização da tarefa, mas têm o potencial de se modificarem uns aos outros ao longo do tempo. Assim, a UC é construída em torno de três conceitos centrais, o desenvolvimento motor, o controlo motor e a aprendizagem motora.

    Os formandos têm um espetro potencial de atuação alargado, desde crianças a adultos, o que implica a necessidade de atender à fase de desenvolvimento do aluno/atleta, por um lado, e por outro, devem ter claro que são também um constrangimento envolvimental para a aprendizagem do aluno/atleta (instrução, organização da prática, feedback, etc.). Há a preocupação de formar para a avaliação de diferentes domínios desta temática – antropometria, coordenação motora, aptidão física, composição corporal, etc.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    . Conceitos fundamentais

    . Enquadramento teórico

    . Crescimento

    . Somatótipo

    . Composição corporal

    . Maturação

    . Fatores influenciadores e de risco

    . Coordenação motora

    . Aptidão física

    . Aprendizagem motora: Conceitos fundamentais; Teorias e modelos da aprendizagem motora e do controlo motor; Diferenças entre os habilidades e capacidades motoras; Classificação de habilidades motoras; Organização da prática; Feedback - o feedback na aprendizagem.

    . O jogo

    . Resiliência e desenvolvimento motor

  • Objetivos

    Objetivos

    Competências a desenvolver:

    1. Conhecer, nos seus componentes fundamentais, o processo de desenvolvimento e adaptação motora, integrando-o numa conceção geral do desenvolvimento humano.

    2. Analisar o processo de desenvolvimento e adaptação motora no que respeita a: teorias explicativas e modelos do desenvolvimento Humano; variáveis que o influenciam; e fases do desenvolvimento motor.

    3. Dominar um conjunto de técnicas de observação e avaliação do crescimento físico e desenvolvimento motor, com base em instrumentos objetivos de avaliação.

    4. Conhecer, especificamente, no que diz respeito à aprendizagem motora: conceitos fundamentais; a sua relação com controlo motor, performance, classificação da tarefa, organização da prática, feedback; e como se avalia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC inclui aulas teóricas (expositivas) e teórico-práticas. As aulas teórico-práticas contemplarão formação em diferentes testes e baterias de avaliação antropométrica, da aptidão física, 
    da composição corporal e da coordenação motora (componente prática: ponderação de 10%). Trabalho em grupo será desenvolvido ao longo do ano, baseado em dados reais (projeto APTA, recolhidos aula e/ou pelos próprios alunos), que permitirá a exploração aplicada de conteúdos teóricos da UC. Serão propostas diversas situações de trabalhos de grupo em aula teórico-prática que vão convergir numa apresentação oral (ponderação de 15%). Serão realizadas duas frequências com um peso de 60% na nota final (30% cada). Serão ainda propostas situações de trabalho individual em aula, também tidas em conta na avaliação dos alunos (15%). Na última semana de aulas serão realizadas provas de recuperação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Malina, R. M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, maturation and physical activity. Human Kinetics.

    Gabbard, C. (1992). Lifelong motor development. Dubuque, Iowa: Wm. C. Brown Publishers

    Gallahue, D. L., & Ozmun, J. C. (2002). Understanding motor development: Infants, children, adolescents, adults (5th ed.). McGraw-Hill Higher Education.

    Schmidt, R. A., & Lee, T. D. (2011). Motor Control and Learning: a Behavioral Emphasis (5th ed.). Human Kinetics.

    Schmidt, R. A., Lee, T. D., Rodrigues, D. C., & Petersen, R. (2016). Aprendizagem e performance motora: dos princípios à aplicação. Artmed.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios