filmeu

Disciplina Psicologia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Psicologia do Desporto e das Atividades Físicas pretende dotar os estudantes de conhecimentos psicológicos aplicados nas áreas do Desporto, da Educação Física e do Exercício e Bem-Estar. A unidade curricular aborda, de forma baseada na evidência cientifica mais actual, os vários domínios da psicologia aplicada ao desporto e atividade física, nomeadamente: Os fatores psicológicos individuais, cognitivos, emocionais, sociais ou contextuais envolvidos na prática das atividades físicas; os benefícios e os malefícios psicológicos da prática de atividades físicas, e, finalmente, as estratégias de intervenção psicológicas aplicadas aos diversos contextos de trabalho futuro dos alunos da FEFD.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à PDAF

     

    2. Fatores psicológicos individuais envolvidos na prática de PDAF

    • Personalidade
    • Motivação (orientações motivacionais, tipos de motivação e suas determinantes)
    • Fatores cognitivos (perceção, atenção/concentração, memória)
    • Fatores emocionais (humor e emoções, ansiedade, stress e ativação, flow)

     

    3. Fatores sociais ou contextuais envolvidos na prática de PDAF

    • Comunicação e relações interpessoais nos contextos específicos
    • Dinâmica e coesão de grupo
    • Liderança

     

    4. Consequentes psicológicos da prática e outras variáveis envolvidas

    • Bem-estar e qualidade de vida; Cognição e rendimento académico; autoestima
    • Dependência e burn-out

     

    5. Estratégias de intervenção aplicadas ao PDAF

    • A Intervenção motivacional: comunicação, clima, entrevista motivacional
    • Treino de promoção de competências psicológicas e estratégias de autorregulação 
  • Objetivos

    Objetivos

    Promover o conhecimento acerca da importância da componente psicológica (enquanto antecedente e consequente) nos processos de treino-competição desportiva, ensino-aprendizagem e promoção da atividade física (AF)

    Identificar e explicar as variáveis psicológicas associadas às situações de ensino, desportivas e de AF, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos de referência, através do conhecimento e reflexão acerca dos mecanismos de ação neles preconizados e seu potencial de aplicação prática.

    Discutir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados (suas potencialidades e limitações).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas, role-play e trabalhos de grupo. Será utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e textos de apoio), bem como um fórum de discussão.

     

    Os alunos serão encorajados a pensar critica e reflexivamente, desenvolvendo e avaliando tarefas práticas para os colegas com base nos temas dos trabalhos de grupo e recursos disponibilizados. O uso de estudos de caso e desenvolvimento de planos de intervenção motivacional ajudarão os alunos a simularem situações de intervenção prática e aplicação de conteúdos.

     

    O uso de vídeos ilustrativos, com componente de ilustração e análise ajudará a cimentar conhecimentos

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anshel, M. H., Petrie, T. A., & Steinfeldt, J. A. (Eds.). (2019). APA handbook of sport and exercise psychology, Vol. 1 &2. Sport psychology. American Psychological Association. 

     

    Bidle, S. J. H., Mutrie, N. & Gorely, T. (2015). Psychology of physical activity: determinants, well-being and interventions (3rd Ed). Routledge: New York

     

    Gill, D. L., Williams, L. & Reifsteck, E. J. (2017). Psychological dynamics of sport and exercise (4th Ed). Champaign: Human Kinetics

     

    Serpa, S. (2017). Mente, desporto e performance: o fator psi. Lisboa: Ed. Visão e Contextos

     

    Schinke, R.J.,  McGannon, K.R. & Smith, B. (Eds.) (2016). Routledge International Handbook of Sport Psychology. London: Routledge

     

    Weinberg, R. & Gould, D. (2015). Foundations of Sport and Exercise Psychology (6thed). Champaign:Human Kinetics.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios