filmeu

Disciplina TPD I - Basquetebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. História e origem do jogo
    2. Regras do jogo
    3. Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿
      1. Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem
      2. Regras pedagógicas
      3. Condicionar a defesa para aprender a jogar
    4. Fundamentos Individuais ofensivos
      1. Posição Básica Ofensiva
      2. Receção e desmarcação
      3. Passe
      4. Drible
      5. Lançamento em apoio e na passada
    5. Fundamentos individuais defensivos
      1. Posição Básica Defensiva
      2. Defesa do jogador com bola
      3. Defesa do Jogador sem bola
    6. Princípios coletivos ofensivos
      1. ¿Passe e Corte¿
      2. ¿Aclaramento¿
    7.  Fases do jogo
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a:

    1. conduzir o processo de ensino e aprendizagem do jogo e sua utilização como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal
    2. Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa);
    3. Analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo (3x3 e 5x5);
    4. Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, definindo as estratégias a usar em função do nível de qualidade dos praticantes que dirigem;
    5. Interpretar com desempenho motor satisfatório os gestos técnicos básicos, bem como a metodologia para o respetivo ensino;
    6. Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino do jogo.
    7. Conhecer a terminologia e simbologia do jogo.
    8. Conhecer a História da origem do jogo.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.

    Utilização do sistema b-learning, com o auxilio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    1- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;

    2- Araújo, D. (2006). Tomada de decisão no desporto. Edições FMH, Cruz-Quebrada;

    3- Cruz, M., & Neto, J. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76.

    4- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;

    5- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los joveves, Editorial Paidotribo, Barcelona;

    6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios