filmeu

Disciplina TPD I - Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Futebol: TPDI objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de operacionalizar o conhecimento da modalidade, no plano teórico e prático, em unidades didácticas partindo de diferentes temas de ensino/treino. Desse modo, prioriza-se a reflexão sobre o conteúdo teórico e prático da modalidade de forma a estabelecer as referências fundamentais para a construção de uma tecnologia didáctica específica do processo de ensino/aprendizagem e das suas progressões pedagógicas. Paralelamente, procura-se a aquisição de níveis de execução segundo os modelos técnico/tácticos actuais. Com esta vivência, os alunos aprendem a dar significado à sua actividade, sabendo o que fazem e porque fazem, favorecendo assim, a fundamentação do conteúdo teórico e prático para que o seu envolvimento futuro na prática profissional possa ser facilitado pelo conhecimento sobre o qual se apropriaram.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Subsistema Cultural - Leis ou regulamentos da modalidade

    a. Estrutura formal
    b. Desenvolvimento


    2. Subsistema Metodológico Análise sistemática da modalidade
    a. Fases de Jogo, Conceitos, Objetivos, Vantagens/Desvantagens
    b. Factores


    3. Subsistema Relacional - Princípios de Jogo.


    4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol


    5. Didática do ensino/treino da modalidade - Estrutura e Métodos.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecimento das leis e demais elementos indispensáveis à prática do jogo de futebol de forma
    organizada. 2. Conhecimento e domínio do léxico do futebol. 3. Domínio dos elementos técnicos e
    técnico/tácticos fundamentais da modalidade e conhecimento da sua génese. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol ¿ Situação de prova, Indicadores de Observação e Critérios de Avaliação 4. Compreensão dos meios métodos e estratégias de ensino coerentes com a lógica interna do jogo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Introdução de questionários com dinâmica virtual no final de todas as aulas teóricas promomvendo a atenção dos alunos ao conteúdo e uma revisão  e resumo de conteúdos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. Faculdade de Educação Física e Desporto. Edições da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
    • Costa, I., Garganta, J., Greco, P. & Mesquita, I. (2009). Princípios Táticos do jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz, 15 (3), 657-668.
    • Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios