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Apresentação
Apresentação
Teoria e prática da Natação como componente da formação holística do futuro profissional de Educação Física. O saber nadar como forma de garantir a capacidade de ensinar as bases da Natação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-3-8669
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A história da Natação e as justificações para a sua prática
2. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação
2.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos
2.2. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado
3. Comportamento do corpo na água
3.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado.
3.2. Hidrostática e hidrodinâmica.
3.3 Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água.
3.4 As forças propulsivas nas técnicas de nado
4. Análise das técnicas de nado.
5. Desempenho das técnicas de nado.
6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística.
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Objetivos
Objetivos
1.Compreensão, domínio e identificação dos pricipais conteúdos do ensino da Natação;
2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação em contexto escolar;
3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos de programas do ensino da Natação;
4.Dominio das técnicas de nado de forma a exemplificar e relacionar a capacidade motora com o ensino.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando os alunos a participar em atividades práticas, discussões e exercícios de resolução de problemas. Utilizando técnicas de sala de aula invertida, a informação teórica é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula seja dedicado ao trabalho colaborativo em grupo, à análise de cenários da vida real e ao uso de recursos multimídia envolventes. A avaliação informal pelos colegas e a aprendizagem baseada na Interação entre alunos também aprimoram o pensamento crítico dos estudantes e suas habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL.
- Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain.
- Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf
- FINA (s.d). Leraning Plataform. Manuals and Guides on FINA disciplines. Disponível em: https://learning.fina.org/
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não