filmeu

Disciplina TPD II - Natação

  • Apresentação

    Apresentação

    Teoria e prática da Natação como componente da formação holística do futuro profissional de Educação Física. O saber nadar como forma de garantir a capacidade de ensinar as bases da Natação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A história da Natação e as justificações para a sua prática

    2. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação

    2.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos

    2.2. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado

    3. Comportamento do corpo na água

    3.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado.

    3.2. Hidrostática e hidrodinâmica.

    3.3 Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água.

    3.4 As forças propulsivas nas técnicas de nado

    4. Análise das técnicas de nado.

    5. Desempenho das técnicas de nado.

    6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística.

  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreensão, domínio e identificação dos pricipais conteúdos do ensino da Natação;

    2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação em contexto escolar;

    3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos de programas do ensino da Natação;

    4.Dominio das técnicas de nado de forma a exemplificar e relacionar a capacidade motora com o ensino.

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando os alunos a participar em atividades práticas, discussões e exercícios de resolução de problemas. Utilizando técnicas de sala de aula invertida, a informação teórica é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula seja dedicado ao trabalho colaborativo em grupo, à análise de cenários da vida real e ao uso de recursos multimídia envolventes. A avaliação informal pelos colegas e a aprendizagem baseada na Interação entre alunos também aprimoram o pensamento crítico dos estudantes e suas habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL.

    - Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain.

    - Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf

    - FINA (s.d). Leraning Plataform. Manuals and Guides on FINA disciplines. Disponível em: https://learning.fina.org/

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios