filmeu

Disciplina TPD II - Rugby

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Rugby enquadra-se no 1º ciclo no em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivos disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões do Rugby. Pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC adquiram competências fundamentais para a orientação do ensino do Rugby desde os jogos pré-desportivos até ao jogo formal, adequando os seus conhecimentos aos diferentes níveis de actuação prática. O entendimento das progressões metodológicas de ensino assim como a qualidade técnica dos estudantes é determinante para o sucesso e domínio do processo ensino/aprendizagem do Rugby.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 - História da modalidade; Leis do jogo; Terminologia e simbologia.

    CP2 - Técnica individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva).

    Jogo de evasão; Formações expontâneas (Ruck e Maul); Formações ordenadas (Alinhamento e Scrum); Jogo ao Pé.

    CP3 - Tática individual e coletiva fundamental (Ofensiva e Defensiva).

    CP4 - Jogos pré-desportivos; Jogos reduzidos e adaptados (Tag Rugby).

    CP5 - Jogo formal (7x7).

    CP6 - Metodologia para o ensino do rugby (Gestão do Exercício; Comunicação e Gestão de Grupo)

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem do Rugby. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) desenvolvam conhecimentos e competências específicas relacionadas com o ensino e o treino do Rugby; OA2) conheçam e apliquem as principais técnicas individuais e coletivas, ofensivas e defensivas da modalidade; OA3) conheçam e apliquem os princípios do jogo; OA4) desenvolvam conhecimentos relativos à metodologia para o ensino e treino das dominantes táticas e técnicas introduzidas; OA5) adquiram as competências necessárias para o ensino e treino do Rugby em contexto escolar, nomeadamente ao nível do estabelecimento de objectivos, conteúdos, métodos, demonstrações, utilização de palavras-chave, feedbacks, situações significativas, caracterização do nível de jogo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Acompanhamento e discussão das sessões de treino lideradas pelos alunos em ambiente de Clube.

    Possibilidade de intervenção em ambiente de treino após discussão de cenários observados.

    Observação, por parte dos alunos, de treinos e momentos de competição das Seleções Nacionais de Rugby.

    Discussão de momentos observados pelos alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caderno de Exercícios de Rugby (2012), Associação de Rugbydo Norte/Federação Portuguesa de Rugby

    RugbyReady book, World Rugby, 2014 edition;

    Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor (2011), Federação Portuguesa de Rugby;

    The Laws of the Game of Rugby Union (2014) , International rugby Board (I.R.B.) (2014), Edição traduzida pela Federação Portuguesa de Rugby;


     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios