filmeu

Disciplina Ecologia Geral

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no conjunto de disciplinas que pretende dotar aos alunos de competências sobre ecologia, permitindo entender as bases de processos tróficos que regulam os ciclos de energia e massa nos ecossistemas. Na disciplina, salienta-se a importância da utilização de uma linguagem técnica na vertente ecológica e salienta-se a importância da ligação a outras áreas. É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância dos processos naturais que moldam a dinâmica ambiental. Unidade Curricular (UC) fundamental, que se integra com as disciplinas de Química e Biologia Geral, servindo por sua vez de base para disciplinas em anos subsequentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.- Formação e composição do planeta Terra

    2.- Ecologia: definição e âmbito

    3.- Breve história da Ecologia

    4.- A diversidade dos ecossistemas. O papel da biodoversidade nos ecossistemas. Cadeias alimentares e níveis tróficos

    5.- Fluxos de energia nos ecossistemas: matéria e energia

    6.- Os Ciclos Biogeoquímicos: água, azoto, fósforo e enxofre

    7.- Autoecologia

    8.- A poluição e os efeitos nos organismos

    9.- Ecologia das Populações

    10.- Ecologia das Comunidades

    11.- Noções de ecologia por habitats: ecologia dos ecossistemas terrestes, ecologia marinha e do intertidal

  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos desta unidade curricular são:

    - Desenvolver uma perspetiva global sobre o campo científico moderno da Ecologia;

    - Tornar-se familiar com a variedade de formas de interação dos organismos com o ambiente físico e biológico;

    - Compreender os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo/ interrogativo; desenvolvimento de trabalhos e desafios com recurso a pesquisa bibliográfica e internet; os trabalhos individuais/em grupo, estudos de caso têm o objetivo da aplicação e amplificação de conhecimentos adquiridos, reflexão e discussão.

    Metodologias de aprendizagem ativa, nomeadamente: Análise de Estudo de Caso; Brainstorming; Role Play, Flipped Learning, Mapas Mentais, pensamento sistémico, privilegiando os 4 C's da Educação (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico, Criatividade)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Alan Beeby and Anne-Maria Brennan, 2007, First Ecology - Ecological Principles and Environmental Issues , Third Edition, Oxford University Press, 432 p.
    • The Economy of Nature: R. Ricklefs 2001 5ª ed., W. H. Freeman
    •  Marine Ecology: Marine Ecological Processes. Ivan Valiela. Springer-Verlag, New York, 1984. x, 547 pp

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios