filmeu

Disciplina Projeto em Engenharia do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma disciplina de final de licenciatura sendo importante que os alunos tenham realizado o maior número possível de disciplinas dos semestres anteriores. Nos Projectos de Engenharia do Ambiente são necessários muitos dos conceitos adquiridos em disciplinas transversais e mais específicas da área do ambiente.

    Por este motivo esta disciplina desenvolve-se no último semestre do curso. Ao oferecer aos alunos um conjunto de várias propostas e de professores tutores, facilita-se que os alunos possam escolher uma temática da sua preferência.

    Esta disciplina no final do percurso académico do estudante permite ao próprio verificar se se sente preparado para organizar o seu trabalho perante desafios semanais que lhe são colocados pelo professor tutor e se consegue executar tarefas com maior autonomia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os docentes envolvidos na disciplina são convidados a propor vários temas relacionados ou com as suas linhas de investigação ou idealmente com a resolução de um problema específico para uma entidade externa parceira.

    A totalidade dos temas a serem trabalhados dependerá do número de alunos inscritos na disciplina, procedendo os alunos à escolha do tema de acordo com a sua área de interesse pessoal.

    Decorrerá da seguinte forma:

    - Apresentação dos temas dos professores tutores;

    - Organização dos grupos de trabalho;

    - Selecção dos temas de projectos pelos grupos de trabalho;

    - Introdução à temática onde os alunos desenvolverão o trabalho;

    - Orientação dos alunos pelos tutores específicos, com aulas/acompanhamento do grupo de trabalho (reuniões tutoriais);

    - Desenvolvimento do trabalho e elaboração de um relatório final;

    - Apresentação dos resultados finais, em modo de seminário, aos colegas, docentes e possíveis entidades parceiras.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende promover-se o desenvolvimento da responsabilidade individual e da dinâmica de grupo, com rigor no desempenho de qualquer etapa para cumprimento do planeamento definido. Exercitar o trabalho de equipa, partindo do esforço do individuo, onde cada elemento é estimulado a oferecer ao grupo as suas melhores competências, aprendendo e interagindo com os outros, no alcance de um objectivo comum - cumprimento de todas as etapas pré-estabelecidas.

    Pretende-se que os alunos consolidem/integrem/apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, numa tentativa de aproximar e oferecer aos alunos uma experiência, o mais próxima possível de situações reais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Procura-se com esta UC a integração dos alunos em projectos I&D ou em iniciativas que visam a resolução de problemas concretos propostos por entidades parceiras com acompanhamento de professores orientadores. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A bibliografia é variada sendo aconselhada pelo docente responsável por cada tema. Tem por base artigos científicos, livros, etc., de acordo com as áreas e os temas a serem explorados.

    Bibliografia geral:

    Mackenzie, L. Davis; L. Masten, Susan J.  (3ª Edição); ¿Princípios de Engenharia Ambiental¿; ISBN 9788580555905; McGraw-Hill; 872 p..

     Zimmerman, Julie B.e Mihelcic, James R., (2017); ¿Engenharia Ambiental- Fundamentos, Sustentabilidade e Projeto¿; ISBN 9788521634553; LTC; 732 p..

    Abel Pinto, A.; (2018); ¿ISO 14001:2015 Gestão Ambiental - Guia Prático¿; ISBN 9789897523847; Lidel; 240 p.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios