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Disciplina Controlo Analítico do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC focam-se os diferentes parâmetros analíticos a controlar nas matrizes ambientais água e sedimentos/solos. Estudam-se técnicas de eliminação, minimização e tratamento de forma a diminuir possíveis impactes negativos. Abordam-se os conceitos fundamentais de balanços de massa e interações entre matrizes. A Unidade Curricular Controlo Analítico do Ambiente faz parte de um conjunto de UCs constantes do programa do curso de Engenharia do Ambiente que visa a preparação de profissionais capazes de identificar os indicadores da qualidade da água e sedimentos. São apresentadas as diferentes legislações (internacionais e nacionais) para cada matriz abordando as mesmas com exemplos e casos de estudos reais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução: A água no mundo. Objetivos de sustentabilidade. Legislação águas: Estrutura Legislativa. Legislação internacional e nacional. A DQA e a Lei da Água. Parâmetros de controlo da qualidade. Sistemas hídricos: Métodos de controlo da qualidade da água. Região hidrográfica e unidade de gestão. Massas de água: tipologia e classificação. Água para consumo humano: Ciclo urbano.  Parâmetros de qualidade. ETA. Águas residuais: Análise dos parâmetros de águas residuais. ETAR. Reutilização das AR. Águas balneares: Legislação. Amostragem. Parâmetros. Perfil de praia de água balnear. Relatórios avaliação. Meio recetor de águas residuais: Classificação do meio recetor. Parâmetros. Sistemas de amostragem. Análise de dados. Variabilidade espacial e temporal de dados ambientais. Sedimentos/solos: Classificações dimensionais e texturais. Parâmetros indicativos da qualidade de sedimentos/solos. Equipamentos e métodos analíticos. Interpretação de resultados: Legislação e classificação.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Controlo Analítico do Ambiente visa o estudo e a análise quantitativa dos parâmetros indicadores da qualidade das águas e sedimentos/solos com relevo para a Engenharia do Ambiente. Pretende-se que os alunos conheçam as principais técnicas utilizadas na colheita, transporte, conservação e análise de amostras de águas e sedimentos/solos. Pretende-se que saibam correlacionar os resultados analíticos e analisar os mesmos tendo em conta a legislação em vigor para cada uma das componentes. Sempre que possível, os alunos serão confrontados com casos de estudo reais e/ou de interesse nacional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Baird, Colin.; Cann, Michael.( 2012) - Environmental Chemistry, 5th Ed. W. H. Freeman & Co. (Ed.), 848p, ISBN-13: 978-1429277044
    • Metcalf & Eddy et al. (2003) - Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. 4th Ed., Inter. Edition: McGraw-Hill Higher Education .1856 p., ISBN: 978-0071122504
    • Sawyer, Clair N.; McCarty, Perry L.; Parkin, Gene F. (2003) - Chemistry for environmental and engineering science. McGraw-Hill Higher Education. 752 pg.ISBN:0-07-119888-1

     

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