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Disciplina Limitações Humanas em Aviação

  • Apresentação

    Apresentação

    Adquirir as competências necessárias à identificação de riscos individuais e do ambiente que podem induzir a incidentes ou acidentes de causa humana. Neste contexto o aluno desenvolve as seguintes competências específicas:

    1. Capacidade para propor as técnicas mais adequadas à avaliação de limitações fisiológicas
    2. Capacidade para compreender os vários fatores que levam ao erro, erros latentes e erros ativos, acidentes individuais e organizacionais e barreiras de defesa;
    3. Capacidade para interpretar e implementar normas nacionais e internacionais de processos de gestão de fadiga, gestão de treino, gestão de equipas;

    Capacidade para propor a proteção mais atualizada e adequada à diminuição do risco por exposição a stress, ruído e outras variáveis que diminuem a performance.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução; Factores Humanos;

    CP2: Atmosfera;

    CP3: Pressurização de cabine;

    CP4: Sistema visual, auditivo e equilíbrio;

    CP5: Ilusões;

    CP6; Sistema cardiovascular;

    CP7: Fadiga e ritmo circadiano;

    CP8: Personalidade e comportamento humano;

    CP9: Processamento da informação Humana;

    CP10: Erro e fiabilidade;

    CP11: Influências culturais do erro;

    CP12: Ergonomia e automação do cockpit;

    CP13:Visita ao Centro de Medicina Aeronáutica- simuladores de treino fisiológico

    CP14: Apresentação de trabalhos dos alunos / Revisões

    CP15: Teste

  • Objetivos

    Objetivos

    Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:

    OA1: Conhecer as caraterísticas do meio aeronáutico que o tornam um meio adverso para o ser humano;

    OA2: Conhecer as principais limitações visuais, auditivas, cardiológicas e pulmonares que são limitantes e podem produzir erros;

    OA3: Compreender os vários fatores que diminuem a performance humana, tais como o ciclo de sono-vigília, a fadiga, o ambiente de cockpit e o processamento de informação;

    OA4: Compreender de que modo o tipo de liderança, a personalidade e os aspetos culturais interferem no trabalho de equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os trabalhos dos alunos serão tmabém apresentados de forma escrita, editados pela professora e irão conrribuir para a elaboração de uma sebenta de estudo da disciplina. será um trabalho de co-working.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • RUSSOMANO Thais, CASTRO João - A Fisiologia Humana em Ambiente Aeroespacial. 1st Edition. On-line: InnoSpace Books, 2020.  SBN: 9780463285633
    • GREEN Nicholas, GAYDOS Steven j et al - Handbook of Aviation and Space Medicine. First Edition. Boca Raton: CRC Press, 2019. ISBN-13: 978-1138617865
    • PREVIC F, ERCOLINE W - Spatial Disorientation in Aviation (Progress in Astronautics and Aeronautics) Illustrated Edition., Massachusets, MIT Lincoln Laboratory. 2004. ISBN-13: 978-1563476549
    • STOKES Alan F, KITE Kirsten - Flight Stress: Stress, Fatigue and Performance in Aviation 2st Edition. New York: Rouledge, 2016. SBN-13: 978-0291398574
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