filmeu

Disciplina Negócios Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular apresenta uma visão geral do ambiente internacional de negócios, bem como dos principais atores e Instituições internacionais. Ao longo do semestre é feita uma análise crítica do ecossistema de tecnológico e de inovação, incluindo a abordagem da transição digital e ecológica, assim como a compreensão das suas implicações no setor da aeronáutica, por forma a:

    1. Desenvolver o pensamento crítico e a reflexão, para compreender o mercado internacional, as suas determinantes e dinâmicas, relevando o setor da aeronáutica;
    2. Obter informação útil e estratégica para analisar e compreender as principais complexidades na realização de negócios internacionais;
    3. Avaliar os múltiplos fatores do ambiente externo e interno que condicionam o acesso aos mercados internacionais, nomeadamente  organizaões do setor da aeronáutica;
    4. Analisar o mercado externo e identificar as oportunidades de negócios;
    5. Elaborar um plano de internacionalização.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: O novo ecossistema tecnológico e de inovação: Industria 4.0 na aeronáutica, as transições digital, ecológica e energética;
    CP2: O Ambiente Internacional  de Negócios: determinantes, tendências e dinâmicas atuais com impacto na aeronáutica
    CP3: Principais organizações internacionais, associações internacionais e outras partes interessadas do setor aeronáutico;
    CP4: Mercados e sistemas financeiros e monetários internacionais;
    CP5: Países e mercados emergentes no setor da aeronáutica;
    CP6: A multiculturalidade, a ética, a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa nos negócios internacionais;
    CP7: Estratégia e plano de internacionalização.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender as tendências e dinâmicas do mercado internacional, face às mudanças no ecossistema tecnológico e de inovação;
    OA2: Compreender os principais determinantes e complexidades na realização de negócios em mercados internacionais;
    OA3: Analisar o ambiente de negócios de um mercado externo e identificar as oportunidades de negócios;
    OA4: Criar os planos de ação orientados para maximizar as oportunidades e atingir os objetivos do negócio.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem centrados no aluno, através de uma combinação equilibrada da exposição da matéria programática com a discussão de temas e casos relevantes, suscitando a reflexão crítica e promovendo a dinâmica de grupos, bem como a autoaprendizagem através da consulta de fontes e sítios da internet, sob orientação do professor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Krugman, Paul (2018), International Economics: Theory and Policy, 11th edition, Pearson Education Limited, U. K. ISBN13 9781292214870

    Fernandes, J.P. Teixeira (2020), Elementos de Economia Política Internacional, Editora Almedina, Coleção Manuais Universitários, 3ª Edição, Coimbra, ISBN: 9789724086927

    Cavusgil, S. T. et al. (2008). International Business: Strategy, Management and the New Realities (1st ed.). Prentice Hall.
    Daniels, John D., Radebaugh, Lee H. & Sullivan, Daniel P. (2011). International Business: Environments and Operations (13th ed.). Pearson Prentice Hall.
    Griffin, R, & Putsay, M. (2012). International Business (6th ed.). Perason Hall.

    THE BUSINESS AVIATION COALITION FOR SUSTAINABLE AVIATION FUEL(2020), Fueling the Future: Sustainable Aviation Fuel Guide, :https://www.futureofsustainablefuel.com/wp-content/uploads/2022/06/Fueling-the-Future_SAF-Guide_SAF-Coalition.pdf

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios