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Disciplina Estatística

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Estatística visa o desenvolvimento de competências nucleares em Estatística Aplicada à Gestão, preparando os alunos para os novos contextos organizationais "data-driven" e "data intensive" em transformação acelerada pela sinergização entre a Estatística, Ciência de Dados, Business Analytics e Business Intelligence. Nesse sentido, a UC operacionaliza os principais conceitos, métodos e tecnologias, aplicando-os a problemas de gestão trabalhados em aula com os alunos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatística e Ciência de Dados
      1. Estatística, Ciência de Dados, Business Intelligence e Business Analytics
      2. A Revolução do Big Data e os 5Vs do Big Data
      3. Uso de Analytics Engines na análise estatística
    2. Estatística com Python
      1. Variáveis Estatísticas e Bases de Dados
      2. Introdução ao módulo de Python: Pandas
      3. Bases de Dados Estatísticas - Pandas DataFrame
      4. Uso de Analytics Engines para realizar análises estatísticas
    3. Estatística Descritiva e Estatística Inferencial
      1. Estatística Descritiva e Estatística Inferencial
      2. Aplicações de métodos inferenciais a problemas de tomada de decisão em gestão
        • Teste a uma média
        • Teste a duas médias
        • Teste ANOVA
        • Testes não-paramétricos
    4.  Extracção de Conhecimento a partir de Dados
      1. Problemas de classificação e problemas de regressão
      2. Uso da Aprendizagem de Máquina para extracção de conhecimento a partir de dados
      3. Relevância da Aprendizagem de Máquina para a Estatística aplicada à Gestão no contexto da Gestão das Organizações.
  • Objetivos

    Objetivos

    São três os objectivos de aprendizagem da Unidade Curricular:

    O1: Saber reflectir acerca do papel da Estatística nas Organizações, no contexto da Quarta Revolução Industrial e da Big Data Revolution.

    O2: Saber aplicar os principais métodos da estatística descritiva e inferencial a problemas de gestão.

    O3: Saber aplicar métodos de aprendizagem de máquina supervisionada a problemas de extracção de conhecimento a partir de dados em gestão.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desenvolvimento da UC com aplicação prática ao contexto presente da Business Analytics e Business Intelligence, com a matéria leccionada a partir de casos de aplicação da Estatística à tomada de decisão no contexto empresarial. Ligação entre a UC e projecto de I&D internacional "Data Science and Machine Learning with Python" (https://sites.google.com/view/datasciml) de produção de materiais científicos e pedagógicos incluindo tecnologia, artigos e webinars (playlist: https://youtube.com/playlist?list=PLmLUR-kyF1qVVBeLSiNUu5kpGTk84EYZ8) ligados às áreas da Data Science, Business Intelligence e Aprendizagem de Máquina, sinergizando ensino e investigação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • McKinney, Wes (2018). Python for Data Analysis: Data Wrangling with Pandas, NumPy, and IPython. O'Reilly, USA.
    • Vasiliev, Yuli (2022). Python for Data Science: A Hands-On Introduction. No Starch Press, USA.
    • Briggs, Wade (2022) Data Science with Python. Kindle E-Book, Amazon.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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