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Disciplina Psicossociologia das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    A psicossociologia é uma U:C. que prepara os alunos para melhor compreender o comportamento dos colaboradores e dos líderes na organização. Dá lhe uma perspectiva da evolução dos diversos tipos de gestão e das escolas associadas às mesmas. Dá a conhecer aos alunos as teorias da motivação e o efeito das mesmas na produtividade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Psicossociologia das Organizações: o que é, como surgiu, principal domínio de acção e seu objectivo. 2. A Natureza do Comportamento Organizacional e contributos do seu estudo para a Gestão: globalização, problemas e desafios. 3. A Motivação e a Satisfação no Trabalho: impacto ao nível do desempenho e produtividade. 4. A liderança cooperativa (liderar com) versus liderança tradicional (liderar de). 5. Clima, Cultura Organizacional. Ética e Responsabilidade Social 6. O Stress e o Conflito nas organizações: perspectivas, tipos e técnicas de gestão. 7. A Mudança e a Inovação Organizacional: a actividade das organizações aprendentes.

  • Objetivos

    Objetivos

    Saber identificar e explicar os principais desafios que actualmente se colocam às empresas; - Conhecer as diversas abordagens explicativas do funcionamento das organizações enquanto sistemas de acção imperativamente coordenados; - Compreender os comportamentos dos indivíduos nas organizações e a forma de os gerir. - Entender como e quando se devem promover mudanças organizacionais controladas e como utilizar as técnicas mais adequadas de intervenção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas que incluem: pesquisa dos alunos de diversas temáticas, apresentação e discussão das mesmas, exposição de temáticas mais complexas, por parte do professor, acompanhadas de exemplos ilustrativos ocorridos em contexto organizacional. Análise e comentário crítico de temas cuja documentação é previamente fornecida. 1. Avaliação Contínua (A.C.) é direccionada para alunos que estejam presentes em 75% das aulas do semestre, salvo excepções previstas nos Regulamentos de Avaliação da ECEO e da ULHT); - participação nas aulas, e realização de exercícios nas mesmas = 10% da nota de A.C.; - 1 teste escrito (ponderação de 50% da nota final); - trabalho de grupo com defesa pública = 40% da nota da avaliação contínua. 2. Exames Finais: Exame escrito = 100% da nota.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Petit, F. (2020). Introdução à Psicossociologia das Organizações. Lisboa: edição: Instituto Piaget.

    Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.

     

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