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Disciplina Socioeconomia Política da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

     Dar a conhecer os antecedentes, principais momentos e realizações de integração na Europa, nas vertentes económica, social, política e institucional com vista à aquisição de uma consciência de cidadania europeia. A União Europeia ¿não é um território, mas uma consciência comum¿.
    Promove-se ainda a aquisição de conhecimento acerca do funcionamento das Instituições da União Europeia, tal como a obtenção de maior informação sobre os outros Estados-Membros, contribuindo assim para a uma maior mobilidade em termos de aquisição de qualificações e competências, e também para um mercado de trabalho da União Europeia mais eficiente.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.A construção da União Europeia: as dificuldades atuais e a evolução histórica.
    1.1. A crise monetária, a crise económica: cenários para o futuro da União Europeia ¿ Blocos económicos e sobrevivência.
    1.2. As etapas da construção europeia.
    2. A União Europeia: Tratados e Instituições
    3. A integração Económica e Monetária.
    3.1. Do Mercado Comum ao Mercado Único.
    3.2. A estratégia para o crescimento e emprego ¿ emprego verde ¿ política energética e
    sustentabilidade ambiental.
    4. A Agenda Europeia.
    4.1. Da estratégia de Lisboa à Estratégia Europa 2020.
    4.2. Desafios Estratégicos.
    5. Os problemas da competitividade e da coesão da Europa.
    5.1. A União Europeia no contexto da economia mundial
    5.2. A Coesão Económica e Social.
    5.3. Política Social e regional.
    6. O mercado de trabalho europeu.
    6.1. A política de emprego.
    6.2. A política de proteção social.
    6.3. A política de formação e educação.
    7. A Constituição para a União Europeia: legitimidade da democracia supranacional
    1.Federalismo: princípios e modelos

  • Objetivos

    Objetivos

      Adaptabilidade a novos ambientes e contextos.
    - Consciencialização social e orientação ética.
    - Abertura à inovação (I&D).
    - Adaptação a meios sociais e culturais diversos (multiculturalismo)
    - Gestão das diversidades socioculturais- económicas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São realizados ao longo das aulas pequenos trabalhos teórico-práticos de grupo, quer sobre os diversos Estados-Membros, como sobre temas previamente selecionados. 
    A avaliação contínua é composta pela avaliação do desempenho do aluno durante o semestre.
    Presença a 75% das aulas com participação ativa no decorrer das mesmas.
    A ponderação do teste é de 50%, a do relatório com a respetiva discussão é de 40%, os restantes 10% serão para o conjunto dos outros elementos de avaliação (assiduidade, pontualidade, participação).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • MANUEL, Carlos Lopes, Teoria de Integração e Políticas Comunitárias: Face aos desafios da Globalização. 4ª Ed. Lisboa: Terramar, 2009.
      MARQUES, Paulo. Entre a Estratégia de Lisboa e a Europa 2020 ¿ Para onde caminha o modelo social europeu. Lisboa: Principia, 2011.
      POLANY, K., A grande transformação: as origens políticas e económicas do nosso tempo. Lisboa: Edições 70, 2012.
      PORTO, Manuel Carlos Lopes, Teoria de Integração e Políticas Comunitárias: Face aos desafios da Globalização. 4ª Ed. Lisboa: Terramar, 2009.
      SOULIER, Gérard, A Europa. História, civilização, instituições. Lisboa. Instituto Piaget. 2011.

     

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