filmeu

Disciplina Comportamento Organizacional: Indivíduos e Grupos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular prepara os alunos para melhor analisar e compreender o comportamento individual e dos pequenos grupos nas organizações. Para o efeito, a Unidade Curricular foca-se na identificação e caracterização das caracteristicas individuais, e dos fatores cognitivos, afetivos e motivacionais promotores do ajustamento pessoa(s) - organização. Em Comportamento Organizacional: Individuos e Grupos, também se reflecte acerca do papel da tecnologia no comportamento humano nas organizações e da importância da eficácia do trabalho em equipa e suas dimensões.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução ao comportamento organizacional:
      1. Conceito de organização e comportamento organizacional.
    2. Os individuos nas organizações:
      1. Caracteristicas individuais.
      2. Motivação.
      3. Enviesamentos percetivos.
      4. Ajustamento pessoa - organização.
    3. Os pequenos grupos nas organizações:
      1. Teorias de eficácia, resiliência, e adaptação. 
      2. Metodologias de diagnóstico e caracterização.
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta Unidade Curricular, pretende-se que os(as) alunos(as) sejam capazes de:

    • Aprofundar a vertente psico/sociológica da teoria organizacional, segundo uma perspetiva de
    • investigação-ação;
    • Compreender a importância do comportamento individual, e dos pequenos grupos, e a forma como se relacionam;
    • Proporcionar conhecimentos e instrumentos de diagnóstico e avaliação individual e grupal, relevantes para para a caracterização e diagnóstico de equipas eficazes;
    • Conhecer os princípios e as ferramentas da gestão do comportamento individual e grupal, baseada em evidências, no contexto da gestão de pessoas;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC a prática inovadora passa pelo diagnóstico e caracterização de uma equipa real. Os alunos são encorajados a identificar uma equipa, caracterizar, diagnosticar e propor um plano de intervenção.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. (8. ª ed.) Editora RH.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios