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Apresentação
Apresentação
Conhecer os desafios da criação, implementação e controlo de sistemas de gestão e avaliação do desempenho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT38-7138
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A Gestão do Desempenho ¿ Fundamentos
1.1. Da avaliação à gestão de desempenho
1.2. Os desafios da gestão do desempenho
1.3. Fatores de influência do desempenho
CP2. Caraterísticas da Avaliação de Desempenho
2.1. Enquadramento organizacional da avaliação
2.2. Atores, poderes e visão da realidade organizacional
2.3. Métodos e instrumentos
2.4. Formação e desenvolvimento dos avaliadores
2.4.1. Entrevistas de feedback e facilitação de planos de desenvolvimento
CP3. A Gestão do Desempenho e o Desenvolvimento do Potencial
3.1. A importância da Gestão por Competências
3.2. O papel do Coaching e do Mentoring ¿ sua aplicação
CP4. Conceção e implementação de Sistemas de Gestão do Desempenho
4.1. Alinhamento político e estratégico
4.2. Etapas de desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão de desempenho
4.3. Critérios de sucesso e/ou risco
4.4. Desafios futuros
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Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar os objetivos de um sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho;
OA2. Sistematizar os principais modelos conceptuais sobre gestão do desempenho e do potencial, caracterizando os seus principais componentes;
OA3. Conhecer as condições que influenciam a eficácia de um sistema de gestão de desempenho e do potencial e identificar formas de os otimizar;
OA4. Proceder à análise crítica de sistemas de gestão do desempenho e do potencial, identificando variáveis determinantes para o seu desenvolvimento, implementação e melhoria contínua.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armstrong, M. (2018). Handbook of performance management (6th Edition). London: Kogan
Aguinis, H. (2013). Performance management (3rd Edition). Pearson.
Lopes, A. (2012). Fundamentos da Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições Sílabo.
Pulakos, E.D. & Mueller-Hanson, R.A. (2018). Transforming Performance Management to Drive Performance. Routledge.
Rego, A., Cunha, M.P., Gomes, J.F.S., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. (2018). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª ed.). Lisboa: Sílabo.
(Serão indicados artigos científicos de relevo para cada item dos CP/Relevant scientific papers will be indicated in each item of the S.)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não