filmeu

Disciplina Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC justifica-se amplamente pela importância do tema em termos económicos, sociais e ambientais.
    Com efeito, cada vez é mais relevante incentivar a criação de novos negócios e, isto atendendo à
    dificuldade, cada vez maior em conseguir obter um emprego. A área da gestão deve não apenas ensinar
    a gerir empresas mas também a criá-lasc. A UC expõe um conjunto de elementos e propõe a elaboração
    de um plano de negócios que serão peças essenciais para a criação de novos negócios.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 ¿ Empreendedorismo

    Conceitos;

    Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo;

    Intraempreendedorismo e empreendedorismo social;

     O perfil do empreendedor;

    A cultura empreendedora e a sua promoção;

    Métricas de empreendedorismo.

    2 ¿ O processo empreendedor

    Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias.

    Avaliação das oportunidades de  negócio;

    Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio.

     3- O plano de negócios

    Importância, objetivos e componentes.

    4- Elaboração do plano de negócios

    5- Obtenção e fontes de financiamento.

  • Objetivos

    Objetivos

     ¿Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro.

    ¿Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas.

    ¿Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio,sua implementação e crescimento.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise expositiva de conceitos. Discussão de casos concretos de empreendedorismo. Incentivar o espírito crítico e o espírito empreendedor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Osterwalder, Alexander (2011), e Pigneur, Yves, Criar Modelos de Negócio, 2ª edição, D.Quixote.

    Sarkar, S. (), Empreendedorismo e Inovação, 3ª edição  Escolar Editora. ISBN : 9789725924068

      8

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios