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Disciplina Psicopatologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular constitui uma primeira abordagem à psicopatologia na infância e adolescência, ajudando os alunos a compreenderem os processos que caracterizam o contínuo entre normatividade e patologia. Neste contexto, os estudantes aprendem não só noções básicas sobre vários grupos de diagnósticos mas também a analisar casos à luz de uma perspetiva contextual, dimensional, dinâmica, interativa e desenvolvimentista.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

     

    1. Especificidades de classificação em crianças e adolescentes

    1.1.Conceções definidoras da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia: Interação mútua entre a normalidade e a psicopatologia, Influências contextuais, trajetórias de desenvolvimento

     1.2. Factores de risco e de proteção

    2. Apresentação das perturbações (descrição, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial):

    2.1. Do Neurodesenvolvimento

    2.2. Do Espectro da esquizofrenia 

    2.3. Bipolares e outras perturbações relacionadas

    2.4. Depressivas

    2.5. Da Ansiedade

    2.6. Obsessivo-compulsivas

    2.7. Relacionadas com o trauma

    2.8. Dissociativas

    2.9. Sintomas somáticos e associadas

    2.10. Da alimentação e ingestão

    2.11. Da eliminação

    2.12. Disruptivas e controlo dos impulsos

    2.13. De Consumo de substâncias

    2.14. Do Sono 

    2.15. Da Personalidade

    2.16. Da sexualidade

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem:

    OA1. Identificar e classificar reflexivamente a diversidade de sintomas apresentados nos diferentes quadros psicopatológicos apresentados nos principais sistemas de classificação da psicopatologia, tendo presente a pertinência de considerar os referidos sintomas no seu conjunto por forma a poder considerar a presença de uma qualquer perturbação.

    OA2. Descrever a sua epidemiologia, comorbilidade e diagnóstico diferencial. 

    OA3. Reconhecer especificidades da sintomatologia psicopatológica, integrando-os nos contributos da abordagem desenvolvimental da psicopatologia para a classificação das perturbações psicológicas na infância e adolescência.

    OA4. Analisem marcos de desenvolvimento, fatores de risco e proteção e sinais de resiliência a partir da análise de casos.

    OA5. Construem, formulem e apresentem um caso clínico à luz dos conhecimentos adquiridos nas aulas.

     

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos com base em vários materiais de suporte, atividades de pequeno grupo em sala de aula, visionamento de vídeos, quizzes, feedback pelo docente e por pares, grelhas de observação, visualização de filmes, pitch de um poster com desenho de caso.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596

    Butcher, J. N., & Kendall, P. C. (Eds.). (2018). APA handbook of psychopathology: Child and adolescent psychopathology. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000065-000

    Matson, J. L. (Eds.). (2018). Handbook of Childhood Psychopathology and Developmental Disabilities Assessment. 

    International Classification of Diseases, Eleventh Revision (ICD-11), World Health Organization (WHO) 2019/2021 https://icd.who.int/browse11.https://doi.org/10.1007/978-3-319-93542-3

    Soares, I. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Quarteto. Wilmshurst, L. (2015). Essentials of child and adolescent psychopathology. Wiley & Sons

     

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