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Disciplina Processos Cognitivos III - Emoções, Julgamento e Tomada de Decisão

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC fornece conhecimento científico nas áreas da Emoção, Julgamento e Tomada de Decisão, numa abordagem interdisciplinar, sobre os diversos aspetos que permitem uma compreensão mais profunda do impacto destas variáveis no comportamento humano

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao estudo das Emoções
      1. Contextualização histórica
      2. O conceito de emoção
      3. Abordagens discretas e dimensionais para a caracterização das emoções

    1.4. Emoções primárias e secundárias

    1. A Multidimensionalidade da resposta emocional (componentes cognitivos/subjetivos, fisiológicos e comportamentais.)
    2. Modelos para o comportamento emocional. Teorias periferalistas, Teorias comportamentalistas, Teorias cognitivas.
      1. Quantificação da resposta emocional
      2. Paradigmas e manipulações experimentais
    3. A relação entre emoção e cognição

    4.1  A relação entre a emoção, julgamento e tomada de decisão

         4.2  Teorias dualistas do processamento de informação

         4.3  O processamento dualista em tomada de decisões e julgamentos

    4.4. Papel das heurísticas no processamento de informação

    4.5. A teoria do marcador somático de António Damásio

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer formação básica no domínio do conhecimento científico nas áreas da Emoção e Cognição, numa abordagem interdisciplinar, sobre os diversos aspetos que permitem uma compreensão mais profunda do impacto destas variáveis no comportamento humano; promover uma formação de base sólida, de cariz teórico, técnico e metodológico nas áreas das Ciências Cognitivas e Afetivas. Pretende-se igualmente que os estudantes possam adquirir competências relativas à análise crítica das várias teorias das emoções; descrição dos tipos e funções das emoções e dos fatores que se intersetam (biológicos, psicológicos e sociais), bem como a relação entre a emoção e os processos cognitivos; especialmente no julgamento e tomada de decisão, e identificação das principais formas de quantificação da resposta emocional, bem como utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas do quotidiano, em diversos contextos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas com recurso ao método expositivo e demonstrativo.

    Aulas de cariz laboratorial com demonstrações de paradigmas de indução de emoções e registo e quantificação da resposta emocional, tutorias e auto-monitorização.

    Para avaliação da UC os estudantes podem optar por:

    1. Avaliação contínua, que nesta unidade curricular se compõe de: 1) teste escrito (60%);

    2) trabalho escrito em grupo, formatado de acordo com as normas da APA para artigo científico (25%) e; 3) apresentação oral do trabalho escrito, em grupo (15%).

    1. Avaliação Final – exame final escrito (100%)

    A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC. Para aprovação em avaliação contínua é necessária a obtenção de média final igual ou superior a 10 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Belzung, C. (2010). Biologia das Emoções. Lisboa: Instituto Piaget.

    Damásio, A. (2013). Ao encontro de Espinosa: as emoções sociais e a neurologia do sentir.

    Lisboa: Temas e Debates.

    Robinson, M., Watkins, E, & Harmon-Jones, E. (2013). Handbook of Cognition and Emotion. NY, Guilford Press

    Fox, E. (2008). Emotion Science: Cognitive and Neuroscientific Approaches to Understanding

    Human Emotions. Palgrave Macmillan.

    Garcia-Marques, T. (2001). A dimensão afectiva: distinguindo afecto, emoção, estado de espírito e sentimento. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, 6(2), 253-268.

    Vikan A. (2017). A Fast Road to the Study of Emotions. New York : Springer International Publishing AG

    Mauss, I. & Robinson, M. (2009). Measures of emotion: A review. Cognition & Emotion, 23(2), 209–237.

    Rosa, Esteves & Arriaga (2012). Ver ou não ver, eis a questão. A relação entre atenção visual selectiva e emoção. In-mind, 3(1-4), 14-24.

INSCRIÇÃO AVULSO
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